Anúncios Google
19/01/18 Sexta-feira
Aedes Aegypti  
LIRAa classifica Mamborê com "alto risco para epidemia"
A Secretaria Municipal de Saúde realizou o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano, no período de 3 a 6 de janeiro. O resultado foi 5,6%, classificando o município como "alto risco para epidemia". Com base nestes dados, a Secretaria de Saúde alerta a população quanto ao risco de epidemias de dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

"Os principais criadouros no município, ou seja, os que propiciam a proliferação do Aedes Aegypti são os lixos nas residências a céu aberto em geral; calhas; coletores para armazenamento de água das chuvas, os quais não recebem os cuidados necessários e por não serem completamente vedados; piscinas sem tratamento adequado; terrenos baldios abandonados com matagal, que acabam virando depósitos de lixos, portanto os mais perigosos", informou a Secretaria de Saúde.

 

Punição

O Governo Municipal, visando baixar o índice de infestação, vem aplicando a Lei Municipal nº 22/2013, Código de Saúde do Paraná e legislações vigentes de combate ao vetor Aedes Aegypti. A medida prevê multa e, no caso de reincidência, encaminhamento ao Ministério Público.