Anúncios Google
04/07/18 Quarta-feira
Mandaguari  
Congresso de rádios comunitárias do estado reúne 250 participantes

Com o tema “O futuro das radcom’s em nossas mãos”, a Associação Paranaense das Rádios Comunitárias (Apracom) com o patrocínio do Sanepar, Governo do Estado e Sicredi, realizou no sábado (30), o 2º Congresso Paranaense de Rádios Comunitárias. O evento aconteceu nas dependências do Centro de Convenções Dr. Décio da Silva Bacelar, em Mandaguari e reuniu mais de 250 participantes do Paraná e contou com convidados até de Mato Grosso do Sul. Além disso, marcaram presença a governadora Cida Borghetti (PP), o senador Roberto Requião (MDB), e os deputados federais Alex Canziani (PTB) e Ricardo Barros (PP). O diretor da Rádio União FM de Mamborê, James Correia, representou a emissora comunitária da cidade. Também participaram, de Mamborê, Luziana Gunther Hanisch e Ana Paula Kalkmam, que é a secretária executiva da Apracom. O escritório da associação é no prédio do Sindicato Rural de Mamborê. A Rádio União recebeu premiação na categoria Ação Comunitária.

Na abertura do congresso a governadora Cida Borghetti disse que acredita na força das rádios comunitárias. “A rádio comunitária é um importante meio de comunicação na vida das pessoas. Leva informação, campanhas importantes, programações que atendem a população que muitas vezes não tem o acesso a outros veículos. Eu acredito na força da rádio comunitária”, disse ela.

Já o senador Roberto Requião comentou que as radcom´s são a garantia de uma comunicação democrática. “As rádios comunitárias são muitas vezes o único meio de comunicação de uma cidade e são a garantia de uma comunicação democrática, disse. O senador argumentou ainda que é favorável ao PLS 513/2017, projeto que aumentada de 25 para 300 watts a potência das rádios comunitárias.

O evento contou também com a participação do engenheiro eletrônico Jorge Luiz Reinert, da cidade de Joinville/SC, que falou sobre importantes aspectos técnicos para as radcom´s e ainda

  fez um panorama sobre o serviço de Radiodifusão Comunitária no Brasil respondendo perguntas da plateia. Outra importante palestra foi “A Arte da venda: como aumentar seu faturamento”, proferida por Fernando Arias, diretor comercial da Talk Rádio de São Paulo.

Membros da Apracom realizaram ainda uma Assembleia Geral para eleição da diretoria e coordenadorias regionais da Apracom para o biênio 2018/2020 e premiaram os destaques do “Projeto Compartilhando Ideias”.

Ao final os congressistas participaram de um almoço no Parque da Pedreira onde também concorreram a vários prêmios cedidos pela Omega Sistemas, Orbisonic e Telenick, empresas que participaram de feira na área de radiodifusão organizada no hall de entrada do evento, que atraiu grande atenção dos congressistas.

Para o presidente da Apracom, Luis Carlos Dzulinski reeleito para mais 2 anos à frente da entidade destacou: “Hoje fizemos história, realizamos talvez o maior evento estadual de rádios comunitárias do Brasil, com a presença de autoridades que viram a nossa organização, nossa força e nossa importância como rádios comunitárias, que prestam serviço essencial em suas respectivas comunidades. Com uma programação bem intensa e recheada de conteúdo, nossos associados puderam voltar para casa com diversas informações que serão muito úteis para a gestão de suas emissoras e associações. E ainda tem o aspecto da união e troca de experiências, que percebemos que foi muito forte durante o evento. Com certeza, saímos todos com o ânimo renovado para continuar lutando pela democratização da comunicação, através deste importante meio chamado rádios comunitárias”.

Com informações da Apracom


James Correia recebendo troféu

 
 
Cida Borghetti, governadora do Paraná   Roberto Requião, senador
Premiação para Mamborê