Anúncios Google
11/07/18 Quarta-feira
Mamborê  
Plano Safra 2018/2019 para a agricultura familiar é lançado

A unidade local do Instituto Emater de Mamborê realizou, dia 5 de julho, no Centro de Aprendizagem Rural (CAR), o lançamento do Plano Safra para a Agricultura Familiar, com a participação de várias entidades parceiras, como: Banco do Brasil, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Coamo, C. Vale e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Estiveram presentes o presidente da Câmara Jairo Arruda; representando a prefeitura, Ana Maria Fernandes e Carlos Coelho;, representante da Coamo, Anderson Bcheer; representante da C.Vale, Marco Aurélio Borgo e Douglas Vilela; e o representante do Banco do Brasil, Laercio Reis.

O crédito rural é uma importante ferramenta de apoio aos agricultores familiares, principalmente na linha do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), seja na linha de custeio ou investimento. Nos 25 municípios da região de Campo Mourão, os trabalhos foram bastante expressivos nas safras passadas. Mesmo assim, um grande número de agricultores, mulheres e jovens, ainda não têm conhecimento das linhas de crédito disponíveis para agricultura familiar e não conhecem os benefícios desta importante política pública que tem mudado a realidade dos municípios brasileiros. Por este motivo foram programados eventos de divulgação do Plano Safra 2018/2019 em todos os municípios.

  As palestras trataram sobre os seguintes assuntos:
  • Avaliação do Projeto Grãos 2017-2018 da Região de Campo Mourão, pelo engenheiro agrônomo Paulo Cesa/Emater.

 

  • Combate à Formiga Cortadeira, pelo engenheiro agrônomo Luiz Vanderley da Silva/Emater.
  • Normas do Pronaf e Plano Safra 2017/18, pelo engenheiro agrônomo Paulo Cesa/Emater.

 

Estiveram presentes no evento, além das lideranças que representaram as entidades parceiras, vários técnicos da iniciativa privada e 69 agricultores familiares que participaram com entusiasmo, das discussões em pauta.

Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Cesa, “o acesso ao Pronaf inicia-se na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra, investimento ou atividade agroindustrial, investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção”.

Fonte: Unidade local do Instituto Emater de Mamborê