Anúncios Google
07/08/18 Terça-feira
Legislativo Municipal  
Câmara de Mamborê retoma atividades após recesso de julho

Com presença de todos os vereadores foi realizada a sessão de número 19, na noite de segunda-feira (6), retomando as sessões ordinárias. Durante o período do recesso houve 4 sessões extraordinárias e uma sessão de outorga de Título de Cidadão Honorário de Mamborê. Antes do início da sessão de ontem (6), houve a inauguração/descerramento do nome do plenário da Câmara Municipal: Vereador Dorneles Adão Cavali, com presença de familiares. Foram lidas 11 indicações, as quais serão encaminhadas ao Poder Executivo; 1 requerimento; 2 moções: à AAMeC e aos organizadores a Roda de Violeiros do Mamborê Clube de Campo; e houve a entrada oficial, à Casa de Leis, de 3 projetos: dois, de suplementação de verbas e, o terceiro, veto ao Projeto de Lei nº 46/2018.

Correspondências

A Secretaria da Câmara Municipal apresentou o ofício da Escola Estadual Rui Barbosa convidando os vereadores para o Festival de Folclore (Fefol), que acontecerá no dia 11 de agosto, na própria escola, às 18h.

A Secretaria Municipal de Saúde realizará uma palestra com a fonoaudióloga Fernanda Belgamasco, no dia 8 de agosto, às 14h, no Centro Cultural, em comemoração à Semana da Saúde.

Projetos

O Projeto de Lei (PL) nº 57/2018, no valor de R$ 294.000,00, e o PL nº 58/2018, no valor de R$ 19.757,73, ambos de suplementação de verbas e de autoria do Poder Executivo, foram encaminhados para análise jurídica e das Comissões Permanentes.

O Projeto de Veto nº 2/2018 também foi encaminhado para análise e voltará, dentro do prazo, para discussão e votação. Este propõe veto ao PL nº 46/2018, de autoria dos vereadores Jairo Silveira de Arruda (PDT) e Juvelino da Costa Guerra (PSD), o qual foi aprovado por unanimidade pela Câmara nas sessões de 4 e 5 de junho e dispões sobre a participação de jovens estudantes nos Conselhos de Políticas Públicas Municipais de Mamborê. De acordo com o PL 46, cada conselho municipal deverá abrir uma vaga para titular e uma para suplente, para um jovem com idade entre 16 e 21 anos, que esteja estudando.

Grande expediente

O vereador pastor Everson Clei Tiburcio (PSC) saudou a família de Dorneles Adão Cavali e disse que foi por convite dele (Dorneles) que ingressou na vida pública. O vereador pediu o apoio dos demais para a aprovação da Moção nº 12/2018, de sua autoria, à Associação Amor e Cuidados (AAMeC). Esta foi campeã, no 5º Festival de Fanfarras e Bandas de Cidade Gaúcha, PR, realizado dia 29 de julho. “A fanfarra é só um dos projetos desenvolvidos pela AAMeC”, disse o vereador, agradecendo por levar o nome de Mamborê a outras regiões, através da participação em festivais.

“Sei o valor, dedicação e empenho desses meninos”, disse o vereador José Aparecido Januário (PPS), parabenizando os diretores e integrantes da AAMeC. Ele parabenizou, de maneira especial, o professor Gilberto Elias, dizendo que “infelizmente não é reconhecido na sua cidade (Mamborê), indo trabalhar em cidades vizinhas”.

Ordem do Dia
A Moção de Congratulações nº 11/2018, de autoria do vereador Hildebrando Ribeiro de Oliveira (PV), para os organizadores da Roda de Violeiros do Mamborê Clube de Campo, foi aprovada por unanimidade. O evento acontece há dez anos, reunindo talentos locais. Hildebrando lembrou, durante seu pronunciamento, de Osnir Moraes, sempre integrando a equipe da Roda de Violeiros; Ariceu Sabakevski; e o atual presidente do clube, Rodrigo Rogal da Silva.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Jairo Silveira de Arruda (PDT), parabenizou o vereador Hildebrando pela autoria da moção e disse que já havia participado de alguns eventos (Roda de Violeiros).

Também aprovada por unanimidade, a Moção nº 12/2018 homenageia a Associação Amor e Cuidados (AAMeC), pelo 1º lugar na categoria percussão, no 5º Festival de Fanfarras e Bandas de Cidade Gaúcha. Alguns vereadores parabenizaram os integrantes da AAMec, vários deles presentes no plenário.

O vereador Januário lembrou que esta foi a quarta premiação que a fanfarra da AAMeC recebeu.

“Para se chegar a um resultado sempre teve alguém que sonhou”, disse o vereador Fábio da Silva Ferreira (PV), referindo à conquista da AAMeC, desejando que mais sonhos e resultados maiores aconteçam.

Comunicações Parlamentares

O vice-presidente da Câmara Municipal de Mamborê, Fabio da Silva Ferreira, assumiu a presidência para que Jairo Silveira de Arruda utilizasse a tribuna no momento das Comunicações Parlamentares. Arruda agradeceu ao Poder Executivo por atender uma indicação sua que foi da reforma e ampliação da cancha de malha, no Parque de Exposições.  “Temos visto algumas coisas boas na cidade”, citando recapes asfálticos, centro de eventos do Guarani, Escola Barzotto e outras.

Jairo agradeceu à família de Dorneles Adão Cavali e aos integrantes da AAMeC, presentes no plenário.

A próxima reunião ordinária acontecerá na terça-feira (7), às 19h30, sempre com transmissão pela internet. O link está no site da Câmara de Mamborê: www.cmmambore.pr.gov.br

  Requerimento aprovado

Requerimento n° 28/2018 – Autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

O vereador, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, requer ao Senhor Prefeito Ricardo Radomski, que envie ao setor competente o pedido seguinte: Relatório da 1ª medição referente ao Contrato Empreiteira Nº 45/2018 - concorrência 15/2017 CEI nº 51.224334847/72 CFE. Ordem 3561/2018, Empresa Construtora Liotto LTDA EPP.

Indicações apresentadas

Indicação n° 73/2018 – Autoria do vereador Hildebrando Ribeiro de Oliveira (PV)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Para que a prefeitura, através do setor competente, faça o tratamento de água da comunidade do Pensamento, com urgência.

Indicação n° 74/2018 – Autoria do vereador pastor Everson Clei Tiburcio (PSC)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Para que a Prefeitura estude a possibilidade de concessão dos instrumentos da Fanfarra para a AAMeC.

Indicação n° 75/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Que sejam construídas passarelas para pedestres nos acessos de todos os conjuntos habitacionais da cidade, conforme já feito no acesso ao Parque do Lago e Conjunto Alto da Colina.

Indicação n° 76/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Determinar que o setor competente realize a poda das árvores que encontram-se obstruindo a iluminação pública.

Indicação n° 77/2018 – Autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

No sentido de determinar ao setor competente que realize a designação de um guarda municipal para tomar conta do Parque Infantil da Praça das Flores. Solicita-se, ainda, que sejam colocadas placas de advertência "Proibido utilização por adultos", nos aparelhos.

Indicação n° 78/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)
Que sejam instalados redutores de velocidade na Rua dos Pardais no Conjunto Santa Luzia.

Indicação n° 79/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Construção de abrigos para alunos que residem na zona rural do município.

Indicação n° 80/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Instalação de câmeras de segurança no Cemitério Municipal.

Indicação n° 81/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Determinar à secretaria competente que se inteire acerca do Programa CELEPAR CIDADÃ, do Governo do Estado, objetivando a devida adesão do Município de Mamborê ao referido programa, firmando a parceria para que o Município possa ser beneficiado com a realização de cursos voltados aos idosos sobre o uso da tecnologia, em especial de acesso à internet, redes sociais e ao manuseio de aparelhos celulares.

Indicação n° 82/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Que seja retirado o canteiro central existente e recolocado os tachões do cruzamento da Avenida Interventor Manoel Ribas com a Avenida Paulino Ferreira Messias, para possibilitar/facilitar o transporte de máquinas e implementos agrícolas de grande porte em reboque prancha.

Indicação n° 83/2018 – Autoria do vereador Jairo Silveira de Arruda (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Para que a Prefeitura, através do setor competente, conclua o cascalhamento da estrada Clauri.

Vídeo da sessão  

     
     
 
Descerramento do nome   Dorneles Jr, falando sobre a homenagem
 
    Integrantes da AAMeC e vereadores