Anúncios Google
25/10/18 Quinta-feira
Mamborê  
Sessão ordinária de outubro da Câmara Mirim de Mamborê


Vídeo da sessão

Com presença dos nove vereadores mirins, foi realizada a 2ª sessão ordinária da Câmara Mirim de Mamborê, na noite de terça-feira (23), no plenário Vereador Dorneles Adão Cavali. Os vereadores mirins estavam trajando camiseta na cor rosa ou usaram um laço rosa, em apoio ao Outubro Rosa, que visa conscientizar quanto à importância da prevenção do câncer de mama. A leitura do trecho bíblico foi feita pela vereadora mirim Nayane de Souza Moreira. A secretária, Camila Klak Silvério, fez a leitura das indicações e de dois projetos de lei de autoria dos vereadores mirins.

Alguns vereadores mirins fizeram uso da tribuna para defender seus projetos e comentar sobre as indicações e ofícios enviados.

A vereadora mirim Nayane de Souza Moreira falou sobre o encaminhamento de ofícios à direção da Escola Nossa Senhora de Fátima e ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, questionando se há projetos voltados ao uso da tecnologia nas aulas.

O vereador mirim Gabriel Lara falou sobre um ofício que será encaminhado à Concessionária Viapar, solicitando a instalação de uma placa, às margens da rodovia BR 369, indicando o acesso à Vila Rural.

Projetos de Lei

Foram apresentados e aprovados dois Projetos de Lei (PL) de autoria dos vereadores mirins.

O Projeto de Lei nº 1/2018, de autoria do vereador mirim Vinicius Garcia Castro, dispõe sobre a criação do programa “Aluno Nota 10” para estudantes do Ensino Fundamental e Médio nas redes de ensino estadual e particular do Município de Mamborê. O PL 1 propõe uma homenagem, em forma de premiação, aos alunos que obtiverem as melhores notas, em suas séries. O objetivo, de acordo com a justificativa do projeto, é incentivar os alunos para que haja mais empenho nos estudos e ser uma forma de reconhecimento de seus esforços.

O PL nº 2/2018, de autoria dos vereadores Adaildo Augusto Okopnik Santos e Paulo Henrique Santos de Oliveira, dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com os alunos e professores de CMEIs e escolas da rede pública municipal e particulares, instaladas no município de Mamborê. Noções básicas de primeiros socorros podem salvar vidas.

Indicações ao Poder Executivo

Indicação nº 10/2018 – Autoria das vereadoras mirins Camila Klak Silvério e Camila Ramos da Silva

Ao prefeito municipal sobre a possibilidade de ceder servidores da Prefeitura Municipal para realizar a pintura do Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga.

  Indicação nº 11/2018 – Autoria do vereador mirim Adaildo Augusto Okopnik Santos

Ao prefeito municipal para que seja instalada uma placa de “PARE” na Rua Manoel Moreira Alves esquina com Av. Augusto Mendes dos Santos.

Indicação nº 12/2018
– Autoria do vereador mirim Adaildo Augusto Okopnik Santos

Ao prefeito municipal e à Secretaria de Ação Social para que seja estudada a viabilidade de ser realizado um casamento comunitário.

Indicação nº 13/2018 – Autoria do vereador mirim Paulo Henrique S. de Oliveira

Ao prefeito municipal e à Secretaria Municipal de Educação para buscar proceder estudo visando viabilizar visitas integrativas dos alunos da rede municipal de ensino aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Indicação nº 14/2018 – Autoria da vereadora mirim Mariana de Oliveira Glovienka

Ao prefeito municipal e à Secretaria Municipal de Saúde para buscar proceder um levantamento junto aos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada de alunos que necessitam de atendimento psicológico.

Indicação nº 15/2018 – Autoria do vereador mirim Vinicius Garcia Castro

Ao prefeito municipal e à Secretaria Municipal de Esporte e Cultura para buscar executar a reforma do piso onde se localiza a cesta de basquete na Praça das Flores.

Indicação nº 16/2018 – Autoria dos vereadores mirins Gabriel Lara e Lucas Prado Pezzini

Ao prefeito municipal e à Secretaria Municipal de Educação para buscar proceder estudo para viabilizar aulas de LIBRAS nos anos iniciais da Educação Fundamental.

Outras informações

Para visualizar as indicações e projetos de lei, na íntegra, basta acessar o site da Câmara Mirim: www.cmmambore.pr.gov.br/camaramirim e clicar em "Legislatura". Nessa seção do site há também a justificativa de cada indicação, requerimento e projeto.

A próxima sessão ordinária da Câmara Mirim de Mamborê será no dia 13 de novembro de 2018. Nesse mesmo mês, no dia 25, os vereadores mirins, com pais ou responsáveis, vereadores do Município e alguns integrantes da equipe do Legislativo Municipal partirão para Curitiba para visitar a Assembleia Legislativa, Palácio Iguaçu, Câmara Municipal de Curitiba e outros locais de interesse. As visitas ocorrerão no dia 26 de novembro.

 
 
 
 

Vereadores mirins, colégio/escola que representam e partidos

Adaildo Augusto Okopnik Santos – Colégio Estadual João XXIII – PEC – Partido Educação e Cultura

Camila Klak Silvério – Colégio Estadual São Luiz Gonzaga – PSP – Partido da Segurança Pública

Camila Ramos da Silva – Colégio Estadual São Luiz Gonzaga – PVS – Partido da Vida e Saúde

Gabriel Lara – Escola Estadual Rui Barbosa (manhã) – PEL – Partido Esporte e Lazer

Lucas Prado Pezzini – Escola Estadual Rui Barbosa (tarde) – PEC – Partido da Educação e Cultura

Mariana de Oliveira Glovienka – Escola Estadual Rui Barbosa (tarde) – PEL – Partido Esporte e Lazer

Nayane de Souza Moreira – Escola Nossa Senhora de Fátima – PEC – Partido da Educação e Cultura

Paulo Henrique S. de Oliveira – Escola Rui Barbosa (manhã) – PVS – Partido Vida e Saúde

Vinicius Garcia Castro – Colégio Estadual João XXIII – PEL – Partido Esporte e Lazer