Anúncios Google
19/05/19 Domingo
Mamborê  
Mais de 700 pessoas participam da 1ª Caminhada da Natureza

Alongamento na bela manhã ensolarada de domingo

Tendo como objetivo o desenvolvimento, o estímulo, a divulgação e a promoção do desenvolvimento rural, a Prefeitura de Mamborê, em parceria com o Instituto Emater, realizaram a primeira edição da Caminhada da Natureza – Circuito do Gavião, no domingo (19). Mais de 700 pessoas, vindas de 30 municípios do estado percorreram os 10 quilômetros por trilhas no meio da mata e por estradas, na região da comunidade Gavião, distante 17 quilômetros da sede do município de Mamborê. Estiveram presentes o prefeito Ricardo Radomski; presidente da Câmara Mauricio Jotta Massano; gerente regional do Instituto Emater, Jairo Martins de Quadros; Luis Vanderley da Silva, do Instituto Emater de Mamborê; Ana Maria Fernandes, da Divisão Municipal de Meio Ambiente e outros.

O evento contou com diversos parceiros, como o Clube de Desbravadores Pico das Agulhas Negras, que iniciou os trabalhos semanas antes deste domingo. Hoje, os membros do clube prestaram auxílio e “fecharam a trilha”. No local de partida e chegada, que é a sede da comunidade do Gavião, houve alongamento no início da manhã, com a professora Adriana Mendonça Faria. Os integrantes da agroindústria familiar do município expuseram e comercializaram seus produtos, bem como integrantes do artesanato do município, incluindo as Crocheteiras do Guarani e as mães da APMIF. A Loja Maçônica responsabilizou-se pelos trabalhos

  no bar e, a Apae, pelo almoço, juntamente com a equipe de Jura Sachuk. A equipe da agroindústria do município serviu o café da manhã. Destaque para Herta Radecki e equipe, bem como à Coopermam que fez a coleta seletiva do lixo. A Prefeitura Municipal realizou trabalhos na preparação das trilhas com equipes do Darci Marcondes e Edinaldo Fontana. O diretor de Planejamento e Infraestrutura, Carlos Coelho, teve importante papel na realização do evento. Grandes parceiros também foram a comunidade do Gavião e os proprietários rurais por onde os caminhantes passaram: Alcides Brunetta, Nei Cavaleti, família Balbinot e família Radecki.

“A nossa vida, toda ela, é uma grande caminhada. E trilhar este caminho junto à natureza, às plantações é algo que eleva o espírito”, disse o Pe. Valdecir Liss, pároco da paróquia Imaculada Conceição de Mamborê.

“O pessoal está de parabéns pelo trecho elaborado aqui, pois a gente passou por vertentes, quedas d’água, acompanhamos o rio por boa parte do trecho”, disse Marlene Fiorese de Lima, participante da caminhada de Campo Mourão.

As Caminhadas da Natureza, credenciadas pelo IVV, Federação Internacional dos Esportes Populares, são praticadas em mais de 6.000 circuitos por 16 milhões de caminhantes, em 39 países do mundo.


Prefeito Ricardo Radomski acolhendo a todos e desejando uma boa caminhada

 
Mauricio Jotta Massano, presidente da Câmara Municipal de Mamborê   Pe. Valdecir Liss, pároco de Mamborê
 
Alongamento   Primeiros passos
 
 
 
Indicação do caminho   Informações sobre a natureza
 
Gracielli Cristiane Radecki, neta de Polon Radecki (falecido em dezembro de 2017), falando sobre a história do local    
 
 
Música no meio da mata, ao longo da trilha
 
Equipe do CAPS de Mamborê divulgando o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é 18 de maio   Igreja subterrânea da comunidade Gavião
 
Entrega das carteiras ou carimbo referente a esta edição, após a conclusão do trajeto
 
Equipe da Loja Maçônica Áries 82    
 
Equipe da Catanduvas (PR) visitando o interior da igreja   Parte da equipe da Apae
 
Artesasnato    

Agroindústria familiar
 

Carteira do caminhante