Anúncios Google
19/10/19 Sábado
Geração Atitude  
Dois alunos do Colégio João XXIII representarão o NRE em Curitiba

Adaildo Augusto Okopnik Santos e Érica de Oliveira Machado (foto), alunos do 2º Ano do Colégio Estadual João XXIII de Mamborê, tiveram seus trabalhos classificados para a etapa estadual do programa Geração Atitude 2019, para representar o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão. Érica já havia sido classificado no ano passado, participando da 4ª edição do Geração Atitude e indo a Curitiba, para a competição estadual. Na ocasião, a estudante foi convidada para discursar na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), em nome dos 32 participantes do estado. No ano de 2017, o então aluno do Colégio João XXIII, Guilherme de Melo Sphair, também havia sido selecionado e participou da Caravana da Cidadania, também discursando na Alep.

  A Alep selecionou 32 projetos, entre os 262 inscritos do Paraná. Os autores, incluindo os dois estudantes mamboreenses, participarão da Caravana da Cidadania, que é uma viagem a Curitiba, de 18 e 22 de novembro, para conhecer a sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, defender a proposta apresentada em plenário e, futuramente, poder ter as suas ideias transformadas em leis estaduais. Adaildo e Érica irão acompanhados pela professora Edna Hofstatter Scharlau, que orientou os alunos na elaboração da proposta.

O projeto de Érica de Oliveira Machado dispõe sobre a instalação de computadores individuais nas Câmaras de Vereadores do Estado do Paraná e, o projeto de Adaildo Augusto Okopnik Santos, propõe a instituição e obrigatoriedade da capacitação específica sobre o TEA - Transtorno do Espectro do Autismo aos profissionais da rede pública de ensino.

Com informações do site da Alep


Discurso de Érica de Oliveira Machado, na Alep, em novembro de 2018

Discurso de Guilherme Sphair, na Alep, em novembro de 2017