Anúncios Google
14/02/20 Sexta-feira
Saúde  
Dia "D" de vacinação contra sarampo, neste sábado (15)
A campanha de Vacinação contra o Sarampo, no Paraná, acontece de 10 de fevereiro e 13 de março. Neste sábado (15), será o dia "D" da vacina, das 8h às 16h. As pessoas com idade entre 5 e 59 anos poderão tomar a dose no Centro de Saúde de Mamborê e Posto de Saúde do Guarani. No entanto, as pessoas com idade entre 20 e 29 anos receberão a dose mesmo que estejam em dia com as vacinas, pois é a faixa etária com o maior número de casos de sarampo no estado.

"A priorização deste grupo deve-se à elevada incidência nos surtos registrados em 2019 e 2020". A informação é da secretária municipal de Saúde, Sara Caroline Beltrame Perez, e da enfermeira responsável pela Epidemiologia, Fernanda Massaro da Cruz.

  Sarampo

O sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias sucetíveis, tendo maior gravidade nos extremos de idade. O vírus do sarampo pode levar a complicações como encefalite, meningite e pneumonia.

Há um caso da doença em Campo Mourão. Isso aumenta a preocupação, uma vez que trata-se de uma doença que pode matar.