Anúncios Google
03/03/20 Terça-feira
Legislativo  
Sessão ordinária do dia 2 de março de 2020

Vídeo da sessão

O Poder Legislativo do Município de Mamborê se reuniu, ordinariamente, na noite de segunda-feira (2), no plenário Vereador Dorneles Adão Cavali. Em pauta, 5 indicações, 1 requerimento e a leitura de 2 projetos de lei: um de autoria do Poder Executivo (PL nº 5/2020), de suplementação de verbas no valor de R$ 46 mil, e outro de autoria dos vereadores Fabio da Silva Ferreira (PV) e José Aparecido Januário (Cidadania), propondo a instituição do Dia Municipal do Desbravador.

Alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual João XXIII estiveram no plenário, acompanhando a sessão, com a professora Nisane Ribeiro.

Houve a leitura do Ato da Mesa nº 2/2020, referente à aprovação do parecer conclusivo de Audiência Pública, realizada no dia 20 de fevereiro, sobre o 3º quadrimestre de 2019.

O vereador pastor Everson Clei Tiburcio (PSC) se inscreveu fez uso da tribuna e defendeu suas indicações.

Dia do Desbravador

O Projeto de Lei nº 6/2020, de autoria dos vereadores Fabio da Silva Ferreira (PV) e José Aparecido Januário (Cidadania), propõe a instituição do Dia Municipal do Desbravador, no segunda sábado de setembro. Em Mamborê, há dois clubes: Pico das Agulhas Negras, fundado em 22 de novembro de 1992 e K2, fundado no dia 21 de maio de 2019. Os clubes pertencem à Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) e tem como objetivo promover educação cultural, social e religiosa a crianças e adolescentes.

Ordem do Dia

O presidente Maurício Jotta Massano (MDB) encaminhou os projetos de Lei nº 5/2020 e 6/2020 para análise jurídica e das Comissões Permanentes.

Comunicações Parlamentares

O vereador Jairo Silveira de Arruda (PDT) se inscreveu e fez uso da palavra no momento das Comunicações Parlamentares. O parlamentar comentou sobre a destinação de um veículo van, 16 lugares, à Divisão Municipal de Esporte, através do deputado estadual Marcel Micheletto (PR). O vereador Jairo informou que o recurso é de R$ 170 mil e foi solicitado pelo vereador José Corchak (PDT) e por ele.

Requerimento aprovado

Requerimento n° 22/2020 – Autoria do vereador Jairo Silveira de Arruda (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Encaminhe-se a esta Casa de Leis, no prazo legal, cópia na íntegra, preferencialmente em meio digital, dos seguintes procedimentos licitatórios:

(i)          Inexigibilidade 17/2019, cujo objeto foi “contratação de show artístico gospel com Israel Salazar para apresentação no dia 10 de setembro de 2019 na 36ª Expomam, realizada nos dias 7 a 10 de setembro no parque de Exposições Governador José Richa”;

  (ii)         Inexigibilid ade 18/2019, cujo objeto foi “contratação de show artístico com a dupla Mayck e Lyan para apresentação no dia 7 de setembro de 2019 na 36ª Expomam, realizada nos dias 7 a 10 de setembro no Parque de Exposições Governador Jose Richa.”

(iii)       Inexigibilidade 19/2019, cujo objeto foi “contratação de show artístico com a dupla Pedro Paulo & Alex para apresentação no dia 9 de setembro de 2019 na 36ª Expomam, realizada nos dias 7 a 10 de setembro no Parque de Exposições Governador José Richa.”

Indicações apresentadas

Indicação n° 8/2020 – Autoria do vereador Osvaldo Sibardeli (PSDB)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Sejam instalados dois redutores de velocidade (um em cada lado) na Avenida Paulino Ferreira Messias, na altura do Ginásio de Esportes Alceu Roque Devitte e do Restaurante Gaivota.

Indicação n° 31/2020 – Autoria do vereador Jairo Silveira de Arruda (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Que, visando concluir a ciclovia da PR-471 até o trevo de acesso à BR-369 (saída para Campo Mourão), o prefeito entre em contato com o DER para viabilizar parceria pela qual o município se comprometa a realizar a terraplanagem e o DER, por sua vez, a lama asfáltica ou resíduo. O referido trecho é plano e de fácil execução da obra

Indicação n° 32/2020 – Autoria dos vereadores Juvelino da Costa Guerra (PSD) e Mauricio Jotta Massano (MDB)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Tapa buracos na Av. Prefeito Armando Alves de Souza, no Guarani.

Indicação n° 33/2020 – Autoria do vereador Juvelino da Costa Guerra (PSD)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Que o setor competente providencie a pintura do prédio e da calçada em torno da Capela Mortuária.

Indicação n° 35/2020 – Autoria do vereador pastor Everson Clei Tiburcio (PSC)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Implantação de rampas de acessibilidade em todos os prédios do município onde ainda não há.

Indicação n° 36/2020 – Autoria do vereador pastor Everson Clei Tiburcio (PSC)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Que o setor competente entre em contato com a OI e verifique a possibilidade de pintar-se o muro e o prédio da telefonia na esquina da Rua Guadalajara com a Avenida Augusto Mendes dos Santos.

 


Sessão na noite de segunda-feira (2)

 
    Alunos conhecendo um pouco da história do local