Coluna de Jaqueline Faria
jaquelinesbcie@gmail.com
 
   
Comportamento Humano
     
Setembro Amarelo

Durante este mês de setembro é comum encontrarmos frases, cartazes, publicações nas redes sociais e diversas coisas nos indicando a cor amarelo!

No ano de 2015, foi aprovado pelo Congresso Nacional a Campanha Brasileira de prevenção ao suicídio, sendo denominado Setembro Amarelo e tendo como dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Todos esses eventos com o objetivo de promover debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de discutir sobre esse assunto.

Na atual conjuntura que se encontra a sociedade essa discussão se faz de grande importância, pois temos uma população doente, a cada dia manifestando diversas doenças psicológicas. A procura por aceitação ao meio em que convive, a rejeição, é um dos maiores desencadeadores de depressão nas pessoas. Vivemos em uma sociedade exigente, que cobra beleza, profissionalização, dinheiro, posição social de destaque.

O padrão que nem sempre nos enquadramos, nos fere e nos leva a pensar e ter atitudes que podem gerar consequências terríveis. Precisamos estar atentos aos que estão em nosso convívio, observar, estar disposto a escutar sem julgamentos e orientar quando necessário.

É preciso ter claro que doenças psicológica, não é Mimi, que isso é uma doença que precisa ser tratada e acompanhada, como qualquer outra patologia física visível aos olhos.

Segue um pequeno questionário de comportamentos suicida, sinais que podemos perceber e procurar ajuda.

1. Tristeza excessiva e falta de vontade para estar com outras pessoas

2. Alteração repentina do comportamento com uso de roupa muito diferente do habitual, por exemplo

3. Tratar de vários assuntos pendentes ou fazer um testamento

4. Demonstrar calma ou despreocupação depois de um período de grande tristeza ou depressão

5. Fazer ameaças de suicídio frequentes


 

O Centro de Valorização a Vida é uma associação sem fins lucrativos que se dedica ao assunto. Segundo o CVV, o suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil. Nesse mesmo período, outras três tentaram se matar, sem sucesso.

Trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes e esse é um dos maiores esforços do CVV. O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.

O CVV (www.cvv.org.br) assumiu como tarefa, desde a sua criação, estimular essa discussão, ação esta que passou a merecer mais empenho nesses últimos anos.

Centro de Valorização da Vida - Disque 188!
“A vida é um dom nos dado por Deus e nossa maior riqueza”

Jaqueline Faria
Assistente Social
Coach
18/09/19