A Palavra Amiga
Hugo Cezar Messias

Arquivo 4
   

 

COLUNA PALAVRA AMIGA

 

 

O Menino gênio adulto

Pensando? --- Seguidamente penso e reflito o seguinte:

-- Que o querido Nazareno, após seus 12 anos manifestou grande sapiência e sabedoria. Daí em diante, percebeu ser um verdadeiro gênio podendo realizar simplesmente tudo o que quisesse. Poderia, pelo livre arbítrio, optar por riquezas e conquistar todas as coisas mundanas com os prazeres próprios do nível terreno, adoradas e preferida pelos homens comuns. Se assim optasse, imagino que Deus não lhe tiraria os poderes, eis que eram conquistas que Ele mesmo fez pelo avanço do poder mental que tinha. São coisas individuais. Deus respeita e não interfere no livre arbítrio de ninguém por respeitar a individualidade. No entanto, elevação moral do Cristo era tal, que mesmo depois de tentado e provocado

 

por seu maior inimigo espiritual Ele não vacilou preferindo manter-se na mesma simplicidade, pobreza e escassez de tudo, assim como veio da manjedoura. Cumpriu fielmente sua missão de entregar a vida em benefício do mundo deixando-nos como herança a prova de que todo o tesouro do mundo nem de perto se compara à riqueza do amor, da simplicidade, da humildade e de todas as demais virtudes. Seu maior desgosto e decepção, hoje é, por certo, constatar que mais de dois terços da humanidade não fez a mesma opção que Ele. Não obstante sabendo das terríveis consequências, a incúria, a rebeldia e invigilância dos homens não os tem convencido a seguirem os luminosos passos do Mestre. É lamentável - hcmessias.


 

 

EDUARDO ACCIOLI CAMPOS

"Vimos, agora, que Deus escreve certo --, também--, por linhas aéreas. Se Ele em tudo participa, e nunca erra, evidente que no fato Eduardo Campos, que nos assusta e surpreende, temos aí mais um desígnio que, face nossa ignorância, chamamos ' mistério '. Se temos fé, nos vemos impedidos de adotar o acaso, a coincidência e o mistério por que há muito mais que isso que nossa vã razão não alcança. Particularmente, nesse acontecimento, meu senso e lógica se enriquecem com o fundamento esclarecedor, de que o fato tem tudo a ver com as transformações que o povo brasileiro tanto sonha e espera, para que todos tenham vida digna, próspera, pacífica emoldurada pela extirpação das injustiças, da corrupção e funestas situações sociais que assolam os queridos brasileiros. Oremos por corretas opções dos homens preferidos a se delinearem nos próximos dias.

E, como disse o Amigo Eduardo Campos, ' Não desistam do Brasil '- " hcmessias.

   

 

 

 

Tudo posso

Costumam-se dizer:

-- "Tudo posso Naquele que me sustenta".

Imagino, que em verdade o comando é de dentro de nós para fora, e não de cima para baixo. Isso depende de atrairmos o Poder do Pai absorvendo-O em nosso interior pelos méritos auferidos na simplicidade, no perdão, no trabalho, na sinceridade, no despojo do materialismo, do luxo, dos excessos. Quanto mais virtudes mais poder temos. Se houver maiores esforços renunciando o que não nos faz bem, assim como as paixões mundanas. Pela Alma e pela saudável alimentação, a energia divina se acumula em nosso ser. Podemos atingir a vitória de realizar coisas que nem imaginamos chamadas de milagres. Prova disto, é que a lição bíblica nos afirma: - "Sois Deuses". Jesus sentenciou, que prodígios extraordinários homens comuns também fazem, desde que acreditem e tenham vontade real pelo coração. Pelo coração significa pela bondade, e amor pelos semelhantes --;

 

amor é energia edificante -; edificar é construir, é realizar --; amor é poder incomum --; Poder incomum realiza coisas extraordinárias.

Daí, que "Tudo posso", como acima está, é uma realidade, mas pelo nosso poder que Deus nos delegou agindo em nós. Por isso se diz que tudo vem da alma, coisas boas e também desagradáveis. Depende da nossa moral. Moral e poder caminham juntos.

Milagres não existem; tudo é natureza. Jesus é perfeito, por isso é prodigioso. Os homens também podem fazer curas e até ressuscitações. Mágicas igualmente não existem.

Esses ensinamentos de possíveis conquistas são, também, parte da VERDADE LIBERTADORA prometida pelo Mestre- hcmessias.

 

 

 

Escola de almas

"O mundo tem laços de verdadeira aspereza e falsa doçura, dores certas, alegrias incertas; um trabalho rude; um repouso inquieto; coisas cheias de miséria e uma esperança vazia de felicidade (Santo Agostinho)."

A Terra é grande hospital e imensa escola de correção para regeneração de espíritos rebeldes. Os aqui aprovados merecerão a vida futura em planeta superior, numa das muitas moradas do Pai.--hcmessias.

   

 

 

 

Deus criador

Deus jamais deixou d trabalhar. Enquanto dormimos as plantas crescem, os planetas se movimentam, alguns encerram seu tempo de vida e outros novos vão nascendo. É o milagre da vida. É a Lei do Progresso sancionada pelo Legislador Maior. É o Seu AMOR VIBRANDO sobre as humanidades astrais-hcmessias.

   

 

 

 

Deus não sente ira e nem é vingativo

Certa vez, antes de um carro sair de viagem, a mãe de um dos jovens que iriam viajar, disse= Deus os acompanhe. Um dos jovens respondeu=

“Só irá se tiver lugar no porta malas.”

Pouco depois, na estrada, acidentaram-se e morreram todos. Daí a opinião dos desavisados= Foi que Deus os castigou. Não podemos concordar com tal absurdo pelos motivos que em seguida exponho:

Eu creio em Deus todo poderoso, símbolo de amor, compreensão,  caridade, perdão, edificador somente do bem.

Se fosse vingativo, Deus seria igual aos homens, então Ele não seria Deus porque a nada se compara. Isso é para que não pensem que Ele causou o

 

acidente. Isso é destruição. Deus não destrói; Deus só constrói. Conhecemos blasfêmias mais graves e nenhum mal aconteceu aos blasfemadores. Se Deus tivesse causado esse acidente, Ele estaria matando, no entanto, Ele não contraria a Sua própria Lei – Ordenou-nos e fixou a lei do perdão. Além disso, vejamos o 5° Mandamento= NÃO MATAR.

Crer nisso é crer que Deus é assassino e não perdoador.

O demônio quer exatamente que culpemos Deus para desmoralizá-Lo diante dos homens e para que se ache melhor que Ele e para que O odiemos.

O mesmo aconteceu com o TITANIC. Pensemos nisso – hcmessias.

 

 

 

Saudades. Mistério? Realidade?

Devemos fugir dessa palavra.Saudade é mexer com o que já se foi, é voltar no tempo, o que não é saudável, e como fica o hoje? Nossos dicionários definem saudade como sentimento melancólico. Melancolia é um mal. Ninguém quer o próprio mal.

Saudade é não viver o hoje que é plenamente REAL, é trocar pelo que nem visível é.

Ao nos perdemos profundamente na saudade estamos perdendo vida no instante atual, o que é imprescindível a todos, à paz; à serenidade, à esperança. É anular os momentos que não se deve perder. É como morrer por instantes. Instantes que depois não voltam porque já são passado. Não é certo roubar instantes do presente. Não temos esse direito. É suicídio dosado.

Apressemo-nos em viver o hoje, e cada momento inteirinho sem nada perder, pois, estamos vivos. Tempo se dilui inexoravelmente. Diferente disto é buscar um grande mal: - A DEPRESSÃO. Depressão profunda mata, ela vem lá de trás, de mansinho que nem se nota; vem de um tempo inexistente que está no fundo do poço, e nos atira lá também. A ideia de

 

retroagir dá um nó no cérebro físico desligando-o e trancando as portas por onde entram as impressões e sentidos que vem do cérebro da alma. É Lei da Natureza que não se pode anular. Desnorteia a atmosfera onde vige a lei da vida e a real sensibilidade. É óbice para a alma permitir o movimento dos cinco sentidos. Tudo vem da alma para o corpo físico. É um canal de comunicação incorruptível, sem obstrução.

Daí o consulente pergunta: - Como fugir da saudade? = Simples: - Criando novas saudades, ou seja, vivenciar bons fatos e prazeres novos vivendo-os intensamente e depois delegá-los ao pretérito. Viver da forma como são os dias, isto é: - um diferente do outro. Não existem dias iguais. “Não se entra duas vezes no mesmo rio. Quando voltamos o rio já não é o mesmo, e nós também mudamos”...!

Façamos reflexão sobre esses fatos. Exercitemos o expurgo do passado enterrando com ele as saudades. É plenamente possível.

(hcmessias)

 

 

Paciência

"Tem paciência diante da aflição punitiva ou libertadora. Não te recolhas à análise deprimente dos fatos ou das oportunidades. Enquanto contabilizas desditas, esqueces a claridade estelar espargindo luminosidade, seja durante o dia, seja na escuridade da noite.

Tudo são lições. O desgosto de agora transformar-se-á em proveitosa experiência de amanhã. Afervora-te ao exame do trabalho sem a desarmonia ansiosa dos resultados que temes. O que hoje parece insucesso logo mais se converterá em dadivoso bem.

É expressivo o retorno à carne para refazimento das experiências deixadas à margem; tantas se fazem necessárias quantas as oportunidades de evoluir, até chegar à perfeição.

 

Nunca se nos deparam os mesmos recursos no roteiro da vida, nas mesmas condições.

‘Não pisarás duas vezes as águas do mesmo rio. Embora retornes ao local da véspera, as águas que fluem não são as mesmas’.

A oportunidade, conquanto  se nos apresente assinalada pelo nosso desagrado, representa preciosa dádiva. Transforma, portanto, a dor em cântico de alegria.

Cada etapa vencida é vitória conquistada a marcar os teus triunfos sobre as próprias lutas, incessantemente, até conquistares a paz em plenitude” - " (Joanna de Ângelis).

 

 

Saudade, saudade, saudades

E o apelido? Saudade tem apelido? Deve ser TRISTEZA, acho. Ou DOR? ou LÁGRIMAS. Viagem ao passado, talvez?  SAUDADE pode ser ... digamos, uma XEROX meio apagada de cenas que não voltam. Seria, quem sabe= UM FAX que o aparelho do coração envia à mente como a filmes românticos e dramáticos que se reprisam no cinema da mente e da alma. Por vezes, entendo que SAUDADES sejam sonhos bons de felicidade, que com o tempo depois se apagam. Sei lá. O que sei é que saudades nos deixam tristes e

 

simultaneamente alegres que, mesmo com dor, gostamos de ter como meio de reviver prazeres e alegrias que não se repetem, apenas imitam para preencher, ilusoriamente, o vácuo ou buraco de onde o destino nos tirou alguém. De verdade mesmo, se eu pudesse optar, preferiria que fosse apagada para que eu possa viver exclusivamente o PRESENTE como se o passado não tivesse acontecido naquele presente. Daí... ADEUS SAUDADES de sentir SAUDADES- hcmessias

 

 

O dever de cada um

A sociedade, quase toda, marginaliza e exclui. Se perguntarmos à sociedade se gostaria que as classes fossem iguais, todos felizes e satisfeitos, já que vemos tantos infelizes dos quais temos pena, todos responderiam SIM. Sentir pena não sustenta ninguém. A ordem divina é ajudar SEMPRE. No entanto, tendo leis que criaram bolsas, inclusive ajuda às famílias dos prisioneiros, livrando as comunidades dessa responsabilidade, que aliás a maioria nem se preocupa, daí criticam severamente. Deus, o que

 

agrada os homens,  que, espontaneamente, não põe a mão no bolso? Como assim é, o Governo, por meio das nossas contribuições, forçosamente nos faz cumprir deveres de cidadãos. Onde a justiça pelas atitudes que deveriam ser cristãs? Damos desculpas debitando a culpa da miséria ao Governo, mas o dever da fraternidade é de todos nós. Essa é a determinação da Lei Divina. Somos  cristãos, ou quê somos?- hcmessias

 

 

Sofrimento além túmulo

"Formam - se legiões em lamentável agrupamento de dor.

Agregam-se por afinidade dos malogros e das emoções.

Perturbam-se engalfinhados em ruidosas pelejas, e perturbam.

Experimentam as vicissitudes dos fracassos e se reboleiam- na angústia desarvorada, adensando-se em nuvem fantástica de desespero.

 

Ensimesmados, alguns parecem hipnotizados na autopunição, azzorragados pelo remorso tardio ou pela flagelação do arrependimento inoperante". Joanna de Ângelis.

-- Assim, e ainda pior, são os tristes enfrentamentos dos Espíritos que, antes de morrer, só valorizavam bens materiais, embora perecíveis, coligados ao egoísmo, à vaidade, o orgulho, a luxúria e falecidas ilusões mundanas.  Felizes os que se preparam para a morte, nesta vida, ainda em tempo (hcmessias)

 

 



Efeitos necessários

Quem assistir o filme Causa e Efeito, ficará deslumbrado por passar a ter real esperança na vida futura e as explicações de todos os fatos e vicissitudes existenciais . Aprende-se a anestesiar-se diante de grandes dificuldades, pois, causa e efeito é lei inescapável da ciência, e causas e consequencias é Lei Divina. Em breve futuro entenderemos a nobre causa que envolve o resultado do jogo de ontem. Igual a tudo, a independência e felicidade do nosso povo, e a justiça que se fará, tem um preço. Por isso, agradeçamos a Deus pelo brilhante futuro de paz e vida assistencial em todos os sentidos que em breve teremos. Nossa religiosidade pagou aí o ingresso para o Grande Jogo da vitória de nossos destinos. Isso é Fé, minha gente. Deus nunca dorme e não joga dados com o Universo, como diz Albert Einstein (hcmessias).

   

 

 

Causas das enfermidades psicológicas

Atendo o apelo de uma consulente e relato o resultado de estudos e pesquisas espirituais e científicas, observando dogmas e práticas da maioria das religiões, assim como fundamentadas comprovações da ciência. Esta informação é para compreendermos as causas das vicissitudes da vida.

Doutores Edith Fiore e Brian Weiss, entre outros, respectivamente psicóloga e psiquiatra renomados, ambos cientistas norte americanos, atuam da seguinte forma: - Pelo hipnotismo, regridem a memória até vidas passadas, curando males psicológicos como traumas, depressão, medos, complexos, sonhos chamados pesadelos, diferentes potenciais dos cérebros e dificuldades de aprendizado, sentimentos discriminativos, perseguição (esquizofrenia), revoltas, frustrações, tendências a crimes e ao suicídio, enfim, funestas marcas na alma; anula causas e apagam efeitos danosos e desnecessários, facilitando o dia a dia das pessoas.

Pacientes que a isso se submetem, depois de curados assumem novos comportamentos, vivem mais confiantes, felizes, corajosos, independentes e progridem espiritual e materialmente. Reforçam a fé, o

 

amor, a esperança e aceitação. Decidem facilitar a eliminação de imperfeições morais. Inspiram-se ao convívio religioso incentivando à evolução intelectual. Esvaziar-se-iam os hospitais psiquiátricos diante de tal procedimento.

Aí se refletem e explicam as perguntas de Nicodemos e as respostas de Jesus com respeito às diversas existências do Espírito e experiências vividas no pretérito, sem o quê os homens atrasam-se na depuração do Espírito.

Aí vigora a Lei da Natureza causas e conseqüências, Ação e Reação comprovadas pela ciência e pela espiritualidade. Causas dadas no passado longínquo sinalizam suas presenças na vida presente, podendo, assim, ser entendido o porquê dos fatos da vida atual, bem como o motivo de uns sofrerem mais que outros, uma vez que Deus é bondoso para com todos em igualdade. Além disso, assimila-se a finalidade da vida; o que somos, de onde viemos e para onde vamos.

(hcmessias).

 

 

Um bom dia de verdade

Bom dia, irmãos do face. Espero todos tenham repousado em paz e despertado com saúde, e paz, sem perturbações. Que não lhes tenha faltado agasalhos já que as noites são frias; que seus sonhos não tenham afastado pesadelos, eis que eles são necessários. Que durante o repouso tenham seus Espíritos perambulado por belos lugares e visitado os amados que os esperam em esferas maiores onde a vida é verdadeira, sem dores, sem fome, sem guerras, lugares eivados de cores e frutos de todas as qualidades, daqueles que lá produzem o ano todo; que tenham assimilado a perfeita temperatura sem variações em todo tempo; onde os campos e matas são perenemente verdes. Que tenham satisfeito as saudades e percebido a juventude e beleza física recuperados, dos entes que pensavam deteriorados como estão nos cemitérios. Espera-se que na dormência física na noite, seus espíritos libertos tenham praticado boas ações, já que o Espírito nunca adormece e lá pode atuar sem óbices. Também nos dá esperança, que cada um veja, lá do Mundo Espiritual,

  que o materialismo da Terra de nada vale no Céu e tenham feito propósito de expurgar de si os apegos ilusórios a coisas que ninguém transporta, mas sim leva os efeitos de todos os bens aqui praticados. Que, com isso, tenham se conscientizado, de que, enquanto os homens não aprenderem a renunciar a matéria, seu purgatório se estenderá por muito tempo em mundos atrasados como a Terra. Que, em visita naquele Mundo Avançado, tenham percebido que se trata do tão falado Paraíso para onde irão os justos que aqui praticam o bem desinteressadamente e espargem os conselhos do amado Mestre Jesus como gratidão por todas as graças diariamente recebidas. Enfim, que todos tenhamos, logo na primeira aurora, lembrado de dizer muito obrigado e orado por todos os os sofredores, desesperançados, tristes, doentes, famintos e vítimas das injustiças diante dos fracassos, apatias e insensatez dos poderosos que ainda adormecem mesmo face os apelos de Jesus.(hcmessias).

 

 

Matéria infelicidade, e sub matéria felicidade

A amiga Aparecida Negrisoli publicou o elogiável poema de Kahlil Gibran Kahlil cujo conteúdo devemos com rigor bem observar..

Lembrando da materialização das coisas, explano fixando mais um tento, para que nos conscientizemos do princípio cristão que aconselha-nos a extirpar das nossas vidas a preferência que se dá à matéria. Filho também é matéria, e como tal, sofrem a ação do tempo e um dia se desintegram. A opção primordial que se nos aconselha a Sabedoria Universal, é que sempre amemos com profundidade, mas não a matéria que constitui os corpos dos nossos entes, eis que seria o mesmo que amar o "nada". Por isso, se vermos nossos amados como almas, estaremos amando o que é eterno e não temporário uma vez que o Espírito tem vida infinita. Citemos como exemplo o nosso Deus Criador; não o vemos nem apalpamos, no entanto Lhe dedicamos sincero amor.

  Se amarmos os corpos dos filhos não estaremos amando Deus, porque, logicamente, Ele não é matéria. NO incrível e básico ensinamento, e verdade, de que "Nada é Nosso", verte em realidade ao olharmos pelo prisma da certeza de que, não só almas, mas também objetos que amamos, Deus permite as suas reproduções no Mundo Espiritual num tipo de sutil sub matéria reconstituindo, assim, em outras esferas, tudo o que aqui possuímos, usamos e amamos. Tudo isso para a felicidade dos Seus amados filhos. Esses são motivos precípuos pelos quais a Divindade nos aconselha o desprendimento da matéria aqui na Terra, bem como nossa certeza na "Vida Futura". Há, aqui egoístas materialistas que só após séculos no Mundo Espiritual poderão gozar de tal beleza e felicidade (hcmessias)

 

 

Fases da evolução do espírito

Há duas fases na evolução humana: a que tem sentimentos materiais, e a que não tem esses sentimentos. Enquanto não passamos da primeira não deixamos de progredir, mas sofrendo; enquanto houver no Espírito um mau sentimento tem ele de arrancá-lo por dolorosa operação, visto que o remédio para o mal é a DOR. Após passarmos a linha dessas duas fases fazemos o progresso que não se limita a vencermos o mal que retermos mas que se estende à glorificação do nosso ser que reclama esforço eterno;

 

fazemos isso gozando alegrias e felicidades. Enquanto percorremos a primeira fase habitamos mundos mais ou menos atrasados, purgatórios ou infernos. Porém, na segunda fase habitamos mundos mais ou menos adiantados, verdadeiros paraísos, cujas condições melhoram à medida que subimos na infinita escala evolutiva. Assim, se consumimos milhares de anos nos mundos inferiores, não tem fim a vida que teremos nos superiores (Adolfo Bezerra de Menezes e Chico Xavier).

 

 

 

A fé verdadeira

Se acreditássemos realmente, sem nem a mínima sombra de dúvidas que Deus está em tudo; que Ele participa integralmente das vidas dos seus filhos, acreditaríamos, também, que Ele participa de todas as ocorrências, boas ou más, e seria bem menos dolorido o que nos acontece, porque aceitaríamos tudo como Ordem da Divindade. Ou seja, que Deus nunca erra. Isso se chama FÉ (hcmessias).

   

 

 

Obsessão

A obsessão é a ação persistente que maus espíritos exercem sobre os indivíduos. Apresenta caracteres muito diferentes, desde a simples influência moral até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais. A obsessão é quase sempre o resultado de vingança exercida por maus espíritos, e, que o mais frequentemente tem sua origem nas relações que os obsidiados tiveram com eles em precedentes existências (Allan Kardec)

 

Exemplo de consequência: Terríveis fatos, como crimes hediondos causando sofrimentos atrozes às suas vítimas, estuprando, matando, esquartejando, e outras perversidades que assolam nossa atual sociedade. Podem ser evitados por aqueles que se entregam à honestidade, às constantes preces, atitudes escorreitas, nobres como a ajuda aos semelhantes, vida pacífica e desprendimento colocando interesses materiais em segundo plano.

 

 

Em que consistem os sofrimentos dos espíritos inferiores?

São tão variáveis quanto as causas que os produziram e proporcionais ao grau de inferioridade assim como os gozos são para os graus de superioridade. Podem se resumir assim: - invejam tudo o que lhes falta para serem felizes e não poderem obtê-lo; verem a felicidade e não poderem atingi-la; desgosto, ciúme, raiva, desespero daquilo que os impede de ser feliz; remorso, ansiedade moral indefinível. Eles tem desejo de todos os prazeres e não podem satisfazê-los, e é o que os tortura (Allan Kardec, Chico Xavier).

   

 

 

A loucura

Havendo somente causas cerebrais da loucura, há em bem maior número distonias de origem espiritual, afinal, o órgão realmente pensante não reside no cérebro, mas sim na alma.

Proponho-me, além do mais a preencher esta lacuna, aos tem dúvidas, demonstrando com fatos de rigorosa observação, de que o cérebro não passa de instrumento transmissor do pensamento que. A função de pensar, é estrita da alma, ou Espírito, e portanto, que suas perturbações, em tese, não dependem da lesão no cérebro, embora ela possa concorrer, para o caso, pela razão de ser o cérebro instrumento das manifestações dos produtos da faculdade pensante. Efetivamente, mesmo quando a alma esteja em pleno exercício daquela faculdade, uma vez que o cérebro padeça de lesão orgânica que o torne instrumento incapaz da boa transmissão, dar-se-á o caso da loucura como dar-se-á o da cegueira, quando o olho, instrumento da visão, sofrer lesão que tolha a passagem do raio luminoso (Dr. Adolfo Bezerra de Menezes) A LOUCURA

 

Havendo somente causas cerebrais da loucura, há em bem maior número, distonias de origem espiritual, afinal, o órgão realmente pensante não reside no cérebro, mas sim na alma.

Proponho-me, além do mais a preencher esta lacuna, aos tem dúvidas, demonstrando com fatos de rigorosa observação, de que o cérebro não passa de instrumento transmissor do pensamento que. A função de pensar, é estrita da alma, ou Espírito, e portanto, que suas perturbações, em tese, não dependem da lesão no cérebro, embora ela possa concorrer, para o caso, pela razão de ser o cérebro instrumento das manifestações dos produtos da faculdade pensante. Efetivamente, mesmo quando a alma esteja em pleno exercício daquela faculdade, uma vez que o cérebro padeça de lesão orgânica que o torne instrumento incapaz da boa transmissão, dar-se-á o caso da loucura como dar-se-á o da cegueira, quando o olho, instrumento da visão, sofrer lesão que tolha a passagem do raio luminoso (Dr. Adolfo Bezerra de Menezes).

 

 

O ser mortal imortal

O ser mortal aspira ao imortal. Esse sentimento inato em todos os homens a que podemos chamar "a intuição" do futuro excelso que nos foi posto e nos chama a todos, Platão explicou-o pela preexistência:

"Antes de virmos à esta vida já tivemos outras, e no tempo intermediário, que passamos no mundo dos espíritos, adquirimos o conhecimento das grandezas a que somos destinados, donde essa reminiscência, a que chamamos intuição de um futuro, que mal entrevemos envoltos no véu da carne".
Existe em nós um princípio imortal inalterável que constitui a essência de nosso ser, é o fenômeno da memória. Por isso, o divino filósofo ensinava que "aprender é recordar" (Espírito Dr. Adolfo Bezerra de Menezes).

   

 

 

A comunicação

O que não me serve desprezo, menos pessoas e animais.

Os que me evitam não perdem minha amizade; vou até eles.

Os sisudos que não riem quando brinco, paro de brincar e me interesso em saber das suas vidas; o que eles gostam para puxar conversa. De repente estão rindo e também fazem graça, daí rio bastante mesmo de piada sem graça para ganhar um novo amigo (hipócrita , rsrs).

Enfrentando longa fila, no banco, no correio, na casa lotérica, todos estão aborrecidos e sem graça, pois, a maioria não se conhece. Escolho um e conto uma história engraçada. Quebrado o silêncio, todos voltam os olhares em nossa direção e logo riem. Daí alguém fala algo gozado e assim todos, num instante se contaminam e participam. Percebe-se o descontentamento quando chega a vez de serem atendidos. Como mágica o tempo parece ter voado e a angústia é expurgada. Por efeito, também não vi

 

passar o que seria uma eternidade.

Igual procedimento uso nos grandes elevadores. Todos quietos olhando para baixo; são estranhos, mas em dois minutos conto uma piada ligada a elevador.Todos se abrem a rir, nem que seja para me agradar.

Conscientizando-nos de que, queiramos ou não, somos gregários e muito parecidos, pois, espiritualmente somos irmãos e muito amigos, basta um um dar um cutucãozinho no outro e logo viramos sem vergonhas.

Não é verdade? rsrsrs.

A comunicação é genial meio de sentirmos que o amor impera entre racionais e irracionais muito mais do que se pensa. Exercitemos isso e sejamos semeadores de alegria e bem estar.

Abraço a todos (hcmessias)

 

 

O socorro

Durante o dia temos atividades materiais e quase nada espirituais face a necessidade de sobrevivência, porém nada impede que logo cedo, e à noite, agrademos Deus com um muito obrigado. No entanto, no repouso da noite, nosso Espírito sai a vagar. São nessas horas que podemos e devemos nos dedicar à caridade em espírito pedindo a Deus, antes de adormecer, que em nosso vagar pelo espaço, nos ajude a socorrer necessitados, acidentados, viajantes em dificuldade, pessoas perdidas em lugares ermos, nas águas, Nas matas e nos ares. Visitar asilos, albergues, hospitais e casas de socorro levando

 

esperança, alegria, orar com eles e passar-lhes ensinamentos. Para a caridade há sempre espaço e lugar. Não é questão de tempo para isso; é questão de determinação de quem é verdadeiramente bondoso. Isso tem mais valor que muitos terços e rosários. Cristo disse que nos reconhecerá por nossas obras. A palavra bíblica nos ensina que Deus não quer sacrifícios, mas sim misericórdia. É o que Jesus espera de nós (hcmessias).

 

 

Diversidades das raças humanas

1 - De onde vem as diferenças físicas e morais que distinguem as variedades de raças humanas sobre a Terra?
-- Do clima, da vida e dos costumes. O mesmo ocorre com dois filhos da mesma mãe que, educados um longe outro, e, diferentemente, não se assemelham em nada quanto ao moral.
2 - O homem nasceu sobre diversos pontos da Terra?
-- Sim, e em épocas diversas, e isso é uma das causas da diversidade de raças, depois os homens em se dispersando sob diferentes climas e aliando-se a outras raças (Allan Kardec, Chico Xavier)

   

 

 

Esse Deus é demais

Sabem, agora, às 9,h30m, somos gratos à trégua das gotas brilhantes que nos dão vida, fazem sorrir as flores e agraciam a terra que tudo nos dá. Em seguida, por brecha improvisada ressurge acanhado reflexo da Estrela de Quinta Grandeza. Calor incomparável a priorizar nosso ínfimo planeta, imenso hospital de doentes da alma, também escola para rebeldes que, teimosos, resistem à necessária elevação moral e intelectual.

O Deus de Amor, na Sua inefável imensidão e infinitude, faz valer o incomensurável amor. Pelo Seu Sol de caridade dirige-nos magnânimo carinho e pensa sorrindo:

- Puxa, como são sempre crianças os meus filhos nesse ínfimo grão de areia, a Terra, uma das minhas

 

múltiplas moradas, campo provisório de espíritos atrasados. Em tal insignificância planetária, esses infantes ainda se permitem a efemeridades como o orgulho, o egoísmo, vaidades e materialismos enganadores. Depois, curtindo dores regressam à Minha Casa Maior, arrependidos e envergonhados, afirmando que nada valeu a pena, pedem perdão. Eu os abraço afetuosamente prometendo-lhes oportunidade de resgates e renovações, eis que agora são eternos, até a pura regeneração. Daí serem igualmente santificados e trabalharem ao Meu lado, a exemplo de Jesus, no avanço dos retardatários, porque a Lei do Progresso sempre irá viger em todos os mundos. Não quererão mais frequentar escolas primárias, pois que, daí são universitários de fortes vibrações na Espiritualidade-hcmessias.

 

 

Perispírito

Todos temos três corpos. o corpo físico, o corpo espiritual, chamado perispírito, e o Espírito propriamente dito. O Espírito, em quanto está no corpo chama-se alma; depois da morte (desencarnação) muda para Espírito. O corpo morre, mas o perispírito não, ele tem a aparência idêntica ao corpo, só que muito menos denso, sem peso. Nele registram-se as agressões sofridas pelo corpo durante a vida. Exemplo: Uma criança, obviamente não alcoolica, contrai câncer no fígado. Evidente que consequências não existem sem que hajam causas equivalentes. Essa criança foi alcoolatra ou algo semelhante em vida passada. Não é castigo de Deus, é a Lei da Natureza que cobra pelas reações de

 

ações praticadas por nós mesmos. Quando evoluímos nos desprendendo de vícios, maus hábitos e costumes, não mais erraremos em nada, então seremos saudáveis e desprendidos e prontos para gozar as excelsitudes do Paraíso. O Espírito não conseguiria reencarnar se não existisse o Perispírito, daí não haveria evolução para a consequente salvação. O Plano de Deus é perfeito, por isso, não existe condenação eterna, pois Ele é Pai, não é ditador nem vingativo. Se fosse, Ele não seria Deus, pois, esses defeitos só a humanidade possui. O Altíssimo é perfeito. Nunca erra. Pensar diferente disso é pregar um Deus mau (hcmessias).

 

 

 

Quem nos comanda?

LENDO uma Revista SENTINELA , algo me chamou a atenção.

Em 1 João, 5:19 se lê, que Deus não comanda a humanidade. A princípio isso nos choca, pois, sabemos que Deus é comandante de tudo. mas a explicação nos esclarece: "Sim, Deus comanda, mas não só Ele". Significa que o Seu comando e Suas leis só vigem sobres os obedientes aos Seus divinos preceitos. Infelizmente, sem o perceberem, mais de dois terços dos homens são comandados por espíritos maus e inteligentes, chamados chefes, e suas tremendas legiões que influenciam os fracos que optam pelo deus dinheiro, pelo deus luxúria, pelo egoísmo, orgulho, vaidade e outros males que se apresentam em forma de enganadoras ilusões. O número de dois terços parece escandaloso, no entanto, bem se concilia com o que foi dito: "Muitos serão chamados, mas poucos serão escolhidos". Estejamos prevenidos na prática do bem e pelas orações. Isso é mais perigoso do que nossa vã inteligência possa perceber.QUEM NOS COMANDA?

 

LENDO uma Revista SENTINELA , algo me chamou a atenção.

Em 1 João, 5:19 se lê, que Deus não comanda a humanidade. A princípio isso nos choca, pois, sabemos que Deus é comandante de tudo. mas a explicação nos esclarece: "Sim, Deus comanda, mas não só Ele". Significa que o Seu comando e Suas leis só vigem sobres os obedientes aos Seus divinos preceitos. Infelizmente, sem o perceberem, mais de dois terços dos homens são comandados por espíritos maus e inteligentes, chamados chefes, e suas tremendas legiões que influenciam os fracos que optam pelo deus dinheiro, pelo deus luxúria, pelo egoísmo, orgulho, vaidade e outros males que se apresentam em forma de enganadoras ilusões. O número de dois terços parece escandaloso, no entanto, bem se concilia com o que foi dito: "Muitos serão chamados, mas poucos serão escolhidos". Estejamos prevenidos na prática do bem e pelas orações. Isso é mais perigoso do que nossa vã inteligência possa perceber.

 

 

 

Salmo 23

A última parte do Salmo 23 resume a oração toda= "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias" -- Ou seja, se formos bons e misericordiosos todos os dias das nossas vidas, habitaremos na Casa do Senhor por longos dias-- Isto é: estaremos morando eternamente nas Altas Esferas do Pai. Seremos eternamente felizes. Nesse caso, misericordiosos significa compreensivos, indulgentes, perdoadores sem distinção, fazendo aos   semelhantes todo o bem possível. Marquemos bem isto: SEM DISTINÇÃO. Nenhuma justificativa justifica deixar alguém de fora, por mais forte que seja a razão. Os Salmos existem para que nos melhoremos dia a dia. De nada vale decorá-los e repeti-los constantemente sem aplicá-los junto aos semelhantes. Toda prece deve ser entendida na sua íntegra. E aplicada hcmessias.

 

 

 

A depressão

A regressão de memória pelo hipnotismo é uma forma de curar de vários males, assim como o da depressão. No entanto, pode ser substituída por várias, breves mas profundas meditações ao longo do dia numa conversa sincera com a espiritualidade. O assunto deverá versar sobre o desprendimento de tudo que seja matéria fixando-se na certeza de que nada nos pertence, mesmo que sejam pessoas amadas distantes. Recomenda-se seja sob a sensação de deslocamento como se voasse naquele momento se defrontando com a imagem de uma Santa ou Espírito Angelical mantendo com ele (a) colóquios engrandecedores suplicando ajuda aos verdadeiros sofredores do mundo, locando-se como o doador e não o beneficiado. A vaga impressão de solidão e saudades vão invertendo os papéis, pois, que atrairá para si companhias espirituais incomparáveis que lhe encherão o coração de alegria e desejo de viver. Os contatos com pessoas durante o dia, deve ser eivados de bem estar e nunca dizendo: sou vítima porque sofro isto ou aquilo. Do contrário, o êxito auferido nas meditações sofrerão nulidades. Se o depressivo não se ajudar dessa forma, a depressão se agrava passando do estado mental espiritual para o físico agravando a situação necessitando tratamento químico, o que não será nada saudável. Essa a minha contribuição, amiga, que faço de todo o coração. Apelo aos que a amam para cobrir-lhe de carinho e amor, que é ainda o melhor medicamento nessas oportunidades. Deverá, também, estender esse carinho a outros depressivos e o bem que fizer volta para si em forma de cura. Conte com nossa prece. Boa sorte, irmã.  A regressão de memória pelo

 

hipnotismo é uma forma de curar de vários males, assim como o da depressão. No entanto, pode ser substituída por várias, breves mas profundas meditações ao longo do dia numa conversa sincera com a espiritualidade. O assunto deverá versar sobre o desprendimento de tudo que seja matéria fixando-se na certeza de que nada nos pertence, mesmo que sejam pessoas amadas distantes. Recomenda-se seja sob a sensação de deslocamento como se voasse naquele momento se defrontando com a imagem de uma Santa ou Espírito Angelical mantendo com ele (a) colóquios engrandecedores suplicando ajuda aos verdadeiros sofredores do mundo, locando-se como o doador e não o beneficiado. A vaga impressão de solidão e saudades vão invertendo os papéis, pois, que atrairá para si companhias espirituais incomparáveis que lhe encherão o coração de alegria e desejo de viver. Os contatos com pessoas durante o dia, deve ser eivados de bem estar e nunca dizendo: sou vítima porque sofro isto ou aquilo. Do contrário, o êxito auferido nas meditações sofrerão nulidades. Se o depressivo não se ajudar dessa forma, a depressão se agrava passando do estado mental espiritual para o físico agravando a situação necessitando tratamento químico, o que não será nada saudável. Essa a minha contribuição, amiga, que faço de todo o coração. Apelo aos que a amam para cobrir-lhe de carinho e amor, que é ainda o melhor medicamento nessas oportunidades. Deverá, também, estender esse carinho a outros depressivos e o bem que fizer volta para si em forma de cura (hcmessias)

 

 

 

Curiosidades cristãs

Tiago Apóstolo e Tiago irmão.

Evitemos confundir os dois.

Um dos seis irmãos de Jesus chamava-se Tiago, mas não foi seu apóstolo.

Uma das primeiras aparições do Mestre foi ao seu irmão Tiago, mas antes disso ressurgiu à Maria Madalena, aquela que chorou aos pés de Jesus crucificado consolando Maria.

Tiago apóstolo era irmão do apóstolo João.

Os apóstolos eram pessoas simples, Pedro, entre outros, era pescador, no entanto Lucas era médico.

Quando o Mestre abordou-os para serem seus servidores, disse: Agora serão pescadores, mas pescadores de homens; de almas.

Segundo se sabe, após o decesso de Cristo os apóstolos criaram um local de atendimento para pregação e falar sobre o Mestre que esteve por lá trazendo a "Boa Nova". Deram o nome de “Casa à

 

Beira do Caminho”. Quem os ouvia ficava extasiado. A principal atividade nessa casa era o socorro aos andarilhos, miseráveis, portadores de lepra e outros enfermos e famintos, ou seja, a prioridade era fazer o bem, ajudar, enfim, a caridade acima de tudo por lembrarem quando o Mestre sentenciou: "Eu os reconhecerei por tuas obras". Comumente, alguns socorridos permaneciam para auxiliar nos trabalhos daquele lar abençoado e também ensinar o que iam aprendendo com os apóstolos. Sustentavam-se da pequena horta e da contribuição pública. Nada cobravam pelo que faziam. Sua gratificação era saborear as graças que Deus fazia chover sobre todos e o gozo de um estado de indizível e sem fim felicidade. Marcaram, com isso, à humanidade, como a Primeira e Legítima Igreja de Jesus e exemplo de desprendimento material e muito Amor, a ser seguido por todas as outras Igrejas que viriam no futuro (Chico Xavier, Allan Kardec- O Espírito da Verdade).

Nós cristãos, oramos para que todas as instituições religiosas se espelhem na Primeiríssima Igreja fundada por Cristo, porque "Fora da Caridade não há salvação" – Pesquisas por hcmessias.

 

 

 

Mortes e acidentes em massa

A maioria entre nós está perplexa e abalada diante de fatos tristes como acidentes e crimes hediondos que se repetem e crescem no Brasil e no mundo. A Lei da Natureza, claramente promulgada por Deus, faz tudo ocorrer conforme Sua sabedoria, segundo a necessidade evolutiva do homem num todo.

Utilizando-se da força motriz do magnetismo, e da imperfeição humana como: materialismo, orgulho, egoísmo, sexo desordenado, vaidade e todo o conjunto negativo humano, direciona seres vivos, animais, racionais e irracionais, mais detidamente humanos, encarnados e desencarnados a conjugarem-se às emanações mentais destes últimos levando-os, sem o perceberem, a tomar erradas decisões sem qualquer reflexão por incúria total. Isso facilita ocorrências desastrosas com mortes em massa como nunca antes se viu.

  O Todo Poderoso, que não erra, está no comando detudo. Quem tem legítima fé aceita tudo como necessidade à realização dos Planos Dele com a população terrestre. Como vivemos sob a égide do tempo, e diante de reiteradas profecias, sabemos estar na época apocalíptica. Deus parece ter pressa na realização da Transição Planetária, possivelmente para abreviar os padecimentos dos poucos justos e de boa vontade. Não nos surpreendamos com nada, pois que tudo é indispensável aos planos do Criador para separar trigo e joio. Apenas estejamos vigilantes nas preces, na bondade e na obediência às Leis Divinas pelos ensinamentos e recomendações do Mestre Nazareno.

hcmessias

 

 

Bom dia, amigos!

Caminhando, logo cedo, acrescentei às minhas orações a gratidão pelas incontáveis dádivas recebidas.

Espraiando em êxtase, pela perfeição da natureza, respirei fundo e lembrei da infelicidade dos infelizes se dizem ateus. Na sua ignorância nem ao menos

  percebem ser o orgulho a causa da própria estultice. Não admitem que bem naquilo que veem reside a Inteligência Suprema de um Todo Poderoso e, mesmo assim se acham mais sábios que o Criador, sendo que estão muito aquém dos simples matutos matreiros que percebem Deus nas mais ínfimas formas de vida que avistam. É lamentável - hcmessias.

 

 

Óbices

Todos os óbices na caminhada dos homens são necessários à evolução das almas, ou espíritos, mas, passo a passo tudo melhora no setor das imoralidades que assolam nossa nação. Não faz muito tempo e não víamos punições de colarinhos brancos, corruptos e usurpadores dos direitos alheios. Diferente de hoje quando vemos, inclusive, juízes federais sendo punidos. É a Lei da Natureza promulgada pelo Legislador Maior. Além disso, a maioria de nós ainda

 

não merece a paz e justiça que sonhamos. Tenhamos paciência evitando pressões que só pioram a situação. A natureza não dá saltos, exclamou um sábio filósofo. Oremos para que o processo evolutivo seja acelerado. Espíritos avançados estão substituindo velhas raposas. Eles ainda serão a maioria. É tudo questão de tempo. O bom senso nos manda aguardar- hcmessias

 

 


Deus e o universo

Comentando sobre a exposição de alguém, no facebook, comentei o seguinte: Verdade, amiga Bernadete, o Universo todo funciona de forma exata. A energia que movimenta e dá vida aos astros; que coloca as via- lácteas na posição correta; que localiza as constelações amparando os astros e mantendo vida naqueles que a tem; a ordem e função dos três sóis ,que se tem conhecimento, assim como as diversas luas e suas influências, pelo campo magnético no fenômeno da gravidade e interferências na natureza de todos, principalmente sobre os homens; tudo, mas tudo mesmo conspira à Lei do Progresso da vida humana e dos Espíritos. Inteligências se comunicam permutando conhecimentos e experiências, tudo pela força do amor, porque Deus é sinônimo de amor. Ele está no   comando de toda a agitação em harmonia com o magnetismo que adota tudo e todas as formas de vida na matéria e no Espírito.

Já enfermo, antes um pouco dos estertores da morte, Albert Einstein afirmou: "Deus não joga dados com o Universo; Ele não conta com probabilidades".

Obrigado, bom Deus, por toda essa indefinível beleza que nos mostra o tanto que sois bom, embora inefável face a nossa profunda ignorância e nem sabemos dos porquês de todos os fatos que ocorrem conosco. hcmessias

 

 

Muitos lares na casa do pai

Há muitas moradas na casa de meu Pai. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Credes em Deus. Crede também em mim. Vou à frente, preparar-vos o lugar.

As palavras de Jesus foram colhidas e registradas pelo Evangelista João. Trata-se de um discurso de esperança.

O Senhor Jesus nos diz que a casa do Pai, o Universo, é um local de muitos lares, de muitas humanidades.

Não estamos sós neste imenso Universo. Nossa Terra não é o único planeta habitado.

Em verdade, desde tempos recuados, imaginou o homem que outras civilizações existiam para além das nossas fronteiras terrestres.

Os chineses da antiguidade lançavam aos céus suas flechas incendiárias, no intuito de alcançar os mundos que povoavam de luz as noites estreladas.

O homem se acostumou a olhar para o infinito, sonhando tocar as luzes que sua ignorância, de início, imaginou estivessem fixas na abóbada.

Basta que recordemos a lenda de Ícaro, provendo-se de asas e voando em direção ao sol, num anseio de projetar-se para além da própria Terra.

Tão logo a tecnologia permitiu ao homem ir mais além, enviou satélites ao espaço, na busca do conhecimento de outras paisagens estelares.

Desde sempre, no entanto, deu asas à imaginação concebendo viagens interplanetárias, encontrando outras humanidades e com elas estabelecendo diálogos.

Naturalmente, por ser ainda um ser muito belicoso, quase sempre idealizou o encontro com criaturas dominadoras, cruéis, que desejavam somente a conquista de novas terras, ampliando seus domínios.

Mas, a verdade aí está. A cada dia, a ciência nos apresenta a descoberta de novos astros, planetas, sóis.

Recentemente, uma equipe de astrônomos descobriu

  terras habitáveis, em torno de uma estrela do sistema estelar denominado Gliese 667C.

Trata-se de Super-Terras, ou seja, planetas com mais massa do que a Terra e menos do que Urano ou Netuno.

São três planetas, dentre os seis que orbitam a .

terceira estrela mais tênue desse sistema estelar triplo, que fica a vinte e dois anos-luz da nossa Terra, na Constelação do Escorpião.

Sistemas em torno de estrelas do tipo do sol são abundantes na Via Láctea.

Esse sistema, no entanto, é o primeiro exemplo onde uma estrela de baixa massa abriga vários planetas potencialmente rochosos, na zona habitável.

Isso nos diz o quanto ainda precisamos descobrir e quão diversa é a Criação Divina.

E pensar em outras formas de vida, diferentes das que conhecemos, nos alargará ainda mais a busca e as descobertas.

Mais uma vez, cabe-nos render homenagem à sabedoria do grande Mestre, Rei Solar, que esteve entre nós e nos lecionou, há mais de dois mil anos: Há muitas moradas na casa de meu pai.

Bem nos ensinam os Espíritos que, entre as estrelas que cintilam na abóbada azul do firmamento, quantos mundos não haverá como o vosso, destinados pelo Senhor à expiação e à provação!

Também há mundos regeneradores, que servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. Nesses, ainda não existe a felicidade perfeita, mas a aurora da felicidade.

É para isso que caminhamos nestes tempos da grande transição: para o mundo de regeneração

 

 

Gente, é inevitável destacar pessoas de singular valor

Há, entre nós, por exemplo, a amiga Dalila Negrisoli Carvalho, pessoa que, além de ser exemplar em tudo, agora na equipe da ARAMAM em substituição do antecessor, saudoso e valoroso Willian Baccon, cujo cargo assumiu espontaneamente com o intento de sempre, ou seja, SERVIR. E, diga-se: serve com esmero e amor cuja gratificação virá de Deus. Já atuou em diversos cargos de responsabilidade e sempre brilhou. Nesta noite esteve, em nome da ARAMAM, em vários lares homenageando mães com lindas serenatas acompanhada de brilhantes amigos colaboradores.

Por vezes me pergunto: Por que tamanha e impoluta

  figura, escorreita e brilhantíssima não seja indicada a algum útil e eletivo cargo público-político? Com certeza faria feliz toda uma comunidade, e, com isso, ganharia, numa só vida, no futuro, bônus prêmios no Céu, porque não existe presente maior a quem é tão útil à uma sociedade.

Parabéns, amiga e mãe de todos nós.

Bênçãos de Deus a você e sua linda família.

Hugo e Teresinha Messias.

 

 

Possessões no século XXI

Qualquer um de nós que esteja invigilante no amor aos semelhantes, na honestidade, no trabalho, na caridade, nas preces aos necessitados, nas gentilezas, está sujeito a, de repente, ser dominado pelos inimigos de Cristo. São legiões de espíritos que atacam sem piedade. Eles nos ausentam do próprio consciente, cegam-nos a alma, e não tendo envoltório material, se utilizam dos nossos corpos para realizar crimes hediondos. Provas disso vemos diariamente pessoas da própria família, e muitos outros, num de repente, sem explicação lógica, perdem totalmente os escrúpulos e o amor familiar nos ausentando, de todo, da piedade e consideração e praticam estupros nos próprios filhos, isto quando não, no mínimo os assassinam atirando-os de janelas de prédios, ou outros meios, por insanos materialismo egoístico, luxúria, orgulho e vaidade, aliás, causas que deram à possessão e subjugações dos chamados diabos. Esses invisíveis tentam com isso concorrer com Cristo no amealharem o mais almas possível para   aumentar as fileiras dos seus malditos exércitos,

Nada temamos desde que nos mantenhamos praticando obras do bem e prevenidos nas orações. São essas nossas únicas defesas.

Fomos alertados por Deus em diversas passagens bíblicas, especialmente no Novo Testamento por meio de Jesus.

Esses fatos terríveis são, também, sinais dos tempos (Apocalipse) face à nova era que se aproxima, de separação de joio e trigo e instalação, na Terra, do Reino de Deus que pedimos reiteradamente na oração O Pai Nosso.

(Baseado nos ensinamentos de Chico Xavier e Allan Kardec) hc.messias

 

 

Mães e pais são mães

Deus é incrível na Sua Sabedoria no programa de aperfeiçoamento das almas, ou Espíritos. Espíritos são assexuados; no Mundo espiritual não se dão em casamento. Então, fácil é, entender, como o Pai deu jeito para a evolução de todos fazendo os Espíritos renascerem uma vez homens, outras como mulheres na conformidade do nível moral de cada um. Logo, o que hoje é pai foi também mãe. É que viu Deus, que isso é era bom e necessário aos Espíritos, adquirirem todas as experiências possíveis e assim, cumprem-se as Leis do Progresso. Costumo brincar dizendo que no Dia das Mães também eu mereço homenagens,   pois que, sou um pai que uma mãe, e percebo que é mesmo uma verdade.
O Criador tudo encaixa, eis que até na matéria ambos os sexos são encontrados. Ao nascer, com o destino de ser esse ou aquela, faz-se completar a união do sexo físico, conveniente a cada um.
Esse Deus é incrível.
Assim, ofereço esta este ensinamento como homenagem às mães pais e aos pais mães, e, não é correto?
Abraços a todos por nosso dia (hcmessias).

 

 

Dia das Mães

Evidentemente, existem mães desde os primórdios dos tempos. Se nos fixarmos há pouco mais de dois mil anos, presenciaremos o brilhante lar de ANA, também nossa mãe, onde nasceu sua filha, Maria, Nossa Senhora, mãe do Altíssimo Mestre Jesus.

Seria justo nos rendermos às emoções de gratidão à elas, eis que são, também, mães de vivos e de mortos, todos obra do mesmo Criador. Imaginemos a verdade, de sabermos que elas, tão puras, estão, juntamente com Cristo sentadas à direita do Pai. Por nossa fé e sensibilidade absorvemos delas as melhores energias quando estendem as brilhantes mãos sobre nós na intenção única de nos proteger contra nossas próprias fraquezas, por infeliz opção e mau uso do livre arbítrio, ou mesmo por funestas interferências de inimigos de Deus que instalam-se nos homens tomando suas mentes convencendo-os a praticarem crimes terríveis como se vê todos os dias.

Essa dupla fonte de luz, confirma a bondade infinita

 

do Criador, de que todos se salvarão um dia face a Sua infinita bondade, e que não condena filho algum às penas eternas por não ser ditador nem vingativo, mas que os recupera e educa, mesmo sejam necessários séculos, mas nunca abandona os filhos amados.

As mães celestiais nos dizem, que a melhor forma de agradecê-las é amando, respeitando e ajudando as mães da Terra onde refletem a pureza e bondade da Mãe Maior.

Rogamos ao Soberano Pai, abençoe, proteja e enxugue as lágrimas das mães que tanto padecem neste mundo. Elas não são somente mães dos seus descendentes. São também mães de seus maridos e de toda a família por mantê-los aos seus cuidados como se filhos também fossem cumprindo a Lei de Amor instituída pelo Criador. Amém.

 

 

 

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Ó Bendita e imaculada virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo, concedei a vossa bênção para todos os que levam com carinho o vosso escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de Vossa Maternal Proteção. Dai-me forças para vencer com fé as contrariedades de cada dia. Iluminai o meu pensamento, o meu coração, a minha vida toda. Enchei-me com a sabedoria do vosso Filho,Jesus. Acendei a minha fé. Fortalecei a minha esperança. Animai a minha caridade, o meu amor a Deus e ao próximo. Aumentai a minha fortaleza   espiritual. Fazei-me verdadeiro apóstolo do vosso Filho Jesus, nosso irmão. Que eu nunca falte a quem precisar de mim. Apresentai-me todos os dias à Trindade Santíssima. E que, no céu, possa estar convosco, louvando e agradecendo ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Nossa Senhora do Carmo, rogai pelas benditas almas do Purgatório.
Amém

 

 

Brasil

Brasil, parabéns por seu aniversário e libertação.

Nosso amado país começou mal, com endividamentos e corrupções que até hoje perduram. Embora as controvérsias, houve imensa evolução em todos os sentidos. Agarramo-nos na esperança de dias melhores por crer no que disse o profeta, escritor, médico, filósofo e professor Allan Kardec, quando afirmou: "Brasil, Pátria do Evangelho, Coração do Mundo". Por isso, acredito num Brasil se sobrepondo às demais nações, ajudando-as e até sustentando em vários aspectos. Acreditemos no sucesso do Brasil, um dos países mais religiosos do Planeta.

   

 

 

 

Combates entre Nações

"Não é correto nem inteligente, e muito menos cristão, e sem lógica, o povo de uma Nação conspirar para combates com outros povos, mas sim para a união e paz entre si. Se pensarmos certo, invés de se destruírem, evoluem, constrói. Dão chances de felicidade a todos.

Façamos como Deus, Ele só edifica" -

Por mais estupefaciente pareça, uma nação investir em outra se engrandecem todas. Há quem diga hoje, que isso é loucura por haver desvios de verbas, mas preparem-se para os aplausos de amanhã, cujas maiores ovações honrarão nosso amado Brasil. Além disso, tenhamos a certeza, de que o mundo será bem melhor quando nações ricas ajudarem-se reciprocamente, e, unidas, ampararem as mais pobres, mesmo estando com deficiências internas, as quais se resolvem com o tempo.

  Tiremos dos nossos corações, as raízes do câncer chamado fronteiras, não somente entre países, mas também de religiões. Somos um mesmo povo de Deus. Separações revelam atraso e demência num mundo que é de todos; são políticas funestas, cuja fonte nasce no egoísmo e em outras imperfeições humanas. Pensemos nisso. Exercitemos nossas mentes e nosso entendimento para aceitar a Nova Era de paz pela união que se aproxima. Espíritos brilhantes, verdadeiros gênios já despontam em todo o Planeta para ajudarem na Transição Planetária e no progresso material e espiritual que não param. Ninguém pára o Criador que tudo faz por amor.

Assim Deus quer, assim será, não obstante a rebeldia exacerbada dos homens (hcmessias)

 

 

 

Ressurreição

Ressuscitar é restituir à vida, ressurgir, reaparecer, tornar a viver. Poucos sabem que Jesus ressurgiu na Terra em sua segunda vinda, mas não da forma que veio na primeira  E, como Ele mesmo prometeu, permanecerá conosco até o final dos tempos. Quem tem olhos de ver, pela fé e pelos olhos do Espírito, o reconhece entre nós preparando-nos para a Nova Era que está mais próxima do que se imagina. Por isso que ocorrem crimes de alta repercussão, assim como cresce, assustadora e diariamente,  o número de acidentes e desastres de variada monta causando pavor e surpresa, a todo mundo. É que o demônio, pretendendo desmoralizar o Mestre, afeta profundamente a humanidade por meio daqueles que

 

estão invigilantes não sendo bondosos e não se espiritualizando, mas ao contrário, são dominados pelo egoísmo, materialismo, luxúria, vaidade e orgulho, por si e deixando-se afetar pelos inimigos invisíveis que se fortalecem e se espalham pelo Planeta. Esses maldosos inspiram pessoas a diversos vícios facilitano suas funestas ações. Concorrem com Jesus o arrebanhar cada vez maior de almas aos seus fastígios.

Fiquemos atentos mantendo contato com Cristo, pela caridade e corretismo, pela sinceridade, pela ajuda mútua e orações (Chico Xavier)

 

 

 

Assassinato do menino Bernardo

Quanto ao assassinato do menino Bernardo que nos abala a todos, tendo como suspeitos o pai e a madrasta, apenas nos resta compreender, que se trata de grave obsessão, e até possessão de seres invisíveis, chamados diabos, que afastam pessoas das suas mentes conscientes agravando-as pelo distúrbio conduzindo-as a praticar atos de graves consequências e ao total desajuste mental e espiritual. Isso ocorre quando há total invigilância dos "sujets" mantendo-se, geralmente, distantes da fé em Deus e de sentimentos fraternais com os semelhantes.

Há, ainda, os que, doentes pelo egoísmo, orgulho, luxúria e vaidade, se entregam às práticas de seitas negras visando enriquecimento e apegos ao sensualismo desenfreados. Desvinculam-se do amor familiar, de amigos e parentes amando apenas a si

 

próprios dando abertura à serem usados e manipulados por inteligências diabólicas.

Ninguém pratica sozinho crimes e outros males de tal profunda gravidade a ponto de surpreender e chocar toda uma sociedade de pessoas jutas e cumpridoras de suas obrigações.

No entanto, sabedores do sublime poder de Deus, mas ignorantes dos Seus desígnios, não entendemos porquê fatos assim não são evitados. Deus não erra e nos determina amar, não julgar e perdoar sempre.

Assim, para que não pequemos pela revolta, pelo ódio e julgamentos , resta-nos repetir o que Jesus nos ensinou a dizer: "Perdoai-os, porque não sabem o que fazem", e rezar por eles.- hcmessias

 

 

 

Adeus Gabriel Garcia Marques

Gabriel, Obrigado pelo rico legado, fruto de sua inteligência e de alma brilhante. Verdadeiros amigos não se despedem, dizem até logo mais.

Agora, tal espírito angelical, voe já às Altas Esferas e poetizar a Deus e todos ao Seu povo angelical, enquanto que nós-ficantes ainda seduzidos pela necessidade medramos, por caminhos espinhosos de resgates.

 

Mas, em breve o seguiremos pelos ecos das suas sábias canções, faladas e escritas, e por veredas coloridas de céu.

Esteja, pois, sob o regaço do Poeta e Pai do Universo, pelos méritos que conquistou. - hugo cezar messias

 

 

 

Espiritismo explicando

Indagavas quanto ao grande porvir. A Doutrina Espírita sossegou-te as ânsias, explicando que te encontras provisoriamente no mundo, a serviço do próprio burilamento, para a imortalidade gloriosa.

Perguntavas sobre os amargos desajustes entre corpo e alma, quando a enfermidade ou a mutilação aparece.

A Doutrina Espírita asserenou-te a aflitiva contenda íntima explicando que a individualidade eterna se utiliza, temporariamente, de um corpo imperfeito, como alguém que se vale de instrumento determinado para determinada tarefa de reprimenda de si mesmo.

Inquirias com respeito à finalidade dos problemas domésticos.

A Doutrina Espírita harmonizou-te o pensamento, explicando que o lar é instituto de regeneração e de amor onde retomas a convivência dos amigos e desafetos de existências passadas para a construção do futuro melhor.

Interrogavas em torno dos entes amados além do túmulo. A Doutrina Espírita suprimiu-te a

  inquietação,explicando que Deus não concede privilégios e que, em quaisquer instâncias do Universo, a alma recebe, inelutavelmente da vida o bem ou o mal que dá de si própria.Torturavas a mente, qual se devesse respirar em cárcere de mistério, toda vez que cogitavas das questões transcendentes da fé.

A Doutrina Espírita acalmou-te explicando que ninguém pode violentar os outros em matéria de crença, acentuando, porém, que toda fé, para nutrir-se de luz, deve ser raciocinada, em bases de lógica, porquanto, diante das leis Divinas cada consciência é responsável pelo próprio destino.

É necessário valorizar a Doutrina que, generosamente, nos valoriza. Sustentar-lhe a integridade e a pureza, perante Jesus que a chancela, é procurar o nosso aperfeiçoamento e trabalhar por nossa união.

Espírito Emmanuel – Chico Xavier. (coluna hcmessias)

 

 

 

A queda dos covardes

Amigos do face; irmãos brasileiros.

Aqueles que, ilusoriamente, e equivocados acham-se mais fortes e poderosos, porém fracos, e de moral ainda extremamente baixa, não tendo meios nobres para a satisfação de insanos e egoísticos anseios, inspirados por demônios, unem forças na maldade. Temem a perda de poder e de bens; de acabar na prisão, o que inverteria as posições de ricos e perfumados de colarinho branco, por uniformes presidiários fétidos. Não percebem que suas fraquezas e pequenez conspiram contra este bom povo. Pior que isso: conspiram contra a Divindade e elevados princípios cristãos. Sem personalidade, se modelam em hediondos ditadores de eras que eram, dos quais descendem em espírito.

Nosso povo, o mais religioso do planeta, portanto de fé inabalável, procura explicação e consolo pelas injustiças que se agravam. Deve retroagir no tempo e saberá o árduo final que sofreram os dominadores do passado, estando estes ainda em queda à procura das trevas que marcam o extremo da imensa cratera em que se atiraram.

 

Muito mais fracos, seus imitadores de hoje não passam de meros infantes aprendizes de falcatruas; não imaginam quão mais frágeis são. Seus antecedentes, dominadores e assassinos, pela ação de Deus, despencaram e facilmente desapareceram, mas na hora certa, por determinação do Supremo e invencível Juiz do Universo.

Eles passaram.

Creiam:

Estes também passarão.

Não esqueçamos a lição de Mahatma Gandi quando disse:
"Quando me desespero, lembro-me que em todos os tempos o amor e a verdade sempre venceram. Houve ditadores e assassinos e pareciam invencíveis, mas sempre caem. Lembrem-se disso. Sempre," (hcmessias)

 

 

 

 

Crítica - 1: Somos diferentes?

Amigos cristãos:

Criticar é censurar. Censurar pessoas, com base em critérios de caráter moral ou político é antecipar julgamentos e condenações.--.Somos juízes?—Santos?

Nestes dias, julgar e condenar corrupções, e outros deslizes em cargos públicos, ou outros virou um dogma.. Denegrimos figuras que, queiramos ou não, são nossos irmãos.

Ouvimos palestras e pregações no templo do bom pregador. Lá vestimos a alma com roupas angelicais, mas em seguida fazemos rodinhas para bater papo fora da Igreja. Nesses encontros apagamos a luz que Deus deitou sobre nós. Os temas se repetem com a seta venenosa apontada aos semelhantes, pessoas comuns, figuras políticas, administradores de cargos públicos. Não damos chances a ninguém.

O que Deus,pensa disso? qual o reflexo desses fatos no Tribunal de Jesus? Ele tudo vê e conhece nossas almas melhor que nós.

 

Depois o grupo se espalha e se multiplica como as críticas. Não percebemos que infringimos a lei divina que é muito maior que as legislações dos políticos ou politiqueiros.

Quem dentre nós nunca errou?

Quantos entre nós propôs valores a um policial rodoviário? isso no Código Penal chama-se corrupção ativa. E as fraquezas similares ou piores que operamos? E dinheirinho para alguém facilitar algo em nosso benefício, que perante o Código Divino chama-se grave profanação egoística? --E as comissões a arrebanhar serviços que devemos dividir com concorrentes? E as extorsões pela agiotagem, ao invés de salvar, por fraternidade, alguém da falência? Aos justos Deus não deixa faltar pão..

Onde está a ética e a empatia?

Pensemos sobre isso.

hcmessias

 

 

 

A violência segundo Allan Kardec

 "A violência não é da natureza humana, é uma herança dos atavismos; a recordação dos instintos primários, a presença da predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual do homem e o desbordar de suas paixões."

O único antídoto à violência é a paz, mas não essa paz elaborada exclusivamente nos gabinetes. Nem a que resulta dos concertos dos governantes que antes, em beligerância, resolvem firmar um tratado que á apenas um espaço de rearmamento para antecipar a futura guerra.

Não essa paz que é proposta de fora para dentro, mas aquela que saiu dos lábios da pessoa incomparável, que dividiu a História em dois grandes cicls, e que demonstrou, que somente através da paz a criatura encontra a plenitude. Todos podemos

 

ser irmãos sem discriminação de raça, sem luta partidária, sem choque classista, se qualquer tipo de discriminação, e as minorias, por mais mínimas que sejam. Somente através dessa paz interior, que medra com a presença do sublime mensageiro de Deus, é que podemos desarmar-nos de violência para daí, então, impregnarmos aqueles que estão à nossa volta. Lentamente, qual mirífica luz, a paz irá clareando os horizontes sombrios da humanidade, dando início a um novo dia. Um dia cuja luz não se apagará jamais”.

Assim falou Allan Kardec referindo-se à guerra. Allan Kardec, Doutor em medicina, pedagogo, filósofo e mestre em filosofia, professor em várias disciplinas na Universidade Sorbone em Paris, poliglota, tradutor de diversas línguas, redator de revistas e jornais e contabilista nas horas de folga.

 

 

 

Linda história

Uma grande e bonita história começa pequena, e às vezes, no seu despertar, assim como a aurora boreal, não tem tanto encanto antes do verdadeiro amanhecer. Com os fatos acompanhando os tempos e o balançar dos ventos e demais efeitos da natureza, a história vai tomando forma e seu enredo, polido pela beleza da vida, passa a expôr a realidade de um tocante romance de singular AMOR ao qual nenhum coração resiste às comoventes emoções que todos gostariam de viver. Pena que existem poucos - hcmessias

   

 

 

 

Homenagem às santas e não santas mulheres

Parabéns, mulheres do mundo todo. Vocês são demais. Sem vocês (e os homens, claro) ninguém existiria.

Claro que existem mulheres de todas as qualidades, todavia, as desagradáveis, merecem nosso amor, nosso respeito e nosso carinho da mesma forma. Se a metade dos homens tivesse as virtudes femininas, com certeza nossa humanidade seria mais próspera, mais feliz e espiritualizada.

Odeio saber que alguém discrimina a mulher por ser prostituta ou homossexual ou outra coisa. Começa, de que a alma, que é eterna, é assexuada, tanto que a Bíblia nos diz que no céu não se dão em casamento, e, portanto, não procriam. Para isso é preciso que os espíritos encarnem num ou no outro sexo para a

 

proliferação das raças. Pela Lei de causas e efeitos, aquele, homem ou mulher que maltrata seu cônjuge, Deus faz com que, o mesmo espírito volte à carne com o sexo necessário para sofrer o mal causado ao outro. Ninguém escapa disso. É a justiça e bondade do Pai para que todas as ovelhas do Senhor um dia sejam salvas pela purificação espiritual.

A mulher é a mais valiosa dádiva que recebemos, pois que, seus erros são ínfimos se comparados aos dos homens. Por isso o número de mulheres é muito maior, senão a humanidade toda seria extinta do planeta. Creiam nisso.

Assim sendo, Viiivaaaa as santas mulheres.

Nós homens somos-lhes muito gratos. hcmessias.

 

 

 

Joaquim Barbosa

Não lamente, Dr. Joaquim. Um dia terá sua recompensa pelo bom e honesto trabalho realizado. Num futuro não muito distante, entenderemos porque dizem que DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS. Nem sempre compreendemos, na hora, os Seus desígnios. Seria mais saudável se os revoltosos entendessem isso e não vomitassem o veneno da amargura, do ódio e do desejo de vingança. Veneno mata, e Deus não aprova maledicência alguma, mesmopor parte das vítimas por mais injustiçadas que sejam.

A história revela-nos casos variados de batalhas que,

  aparentemente, pareciam perdidas face ocorrências que,aos olhos materiais de homens não sensitivos, tinham toda aparência de derrota, e, inexplicavelmente, algo como verdadeiro milagre vinha de surpresa. Daí foi assimilado que o programa divino segue a Lei da Natureza. A natureza não dá saltos.

Assim, como prêmio aos esforçados que tem fé, abre-se os horizontes da vitória.

hcmessias.


 




O mal; O bem

As estratégias de Deus são um pouco diversas aquelas que os homens tolos costumam usar, porquanto o Criador não se importa em perder algumas batalhas, desde que ganhe a guerra.

E até hoje não me consta nenhuma guerra em que o BEM tenha sido derrotado.

Todos os outros tipos de lutas são apenas a manifestação do mal a consumir-se a si próprio e a espalhar ferimentos na carne ou na energia dos próprios maldosos. Por isso, deixando que se entretenham com suas pequenas estratégias. Deus os está ajudando a que se cansem de brincar com a
  pólvora do mal, exatamente por se queimarem com suas  explosões imprevisíveis.

Além do mais, as ações do bem estão sempre por cima de tudo, vigiando os efeitos desse processo sobre cada um dos envolvidos e, tão logo algum deles demonstre ter modificado seu rumo de pensamentos e sentimentos, estaremos prontos a atendê-los diretamente.

Mantenhamos pensamentos e palavras nobres e agradáveis a Deus. E a guerra será nossa.

hcmessias

 

 

 

Desobediência

Na submissão aos ensinamentos de Jesus, poucos dão primazia à prece pensada no diálogo com Deus. Isso ocorre no recôndito solitário do quarto, as almas agradecem ao Criador pelas dádivas que nos presenteia a todo momento. São graças agraciando nossos dias reforçado o Espírito ao enfrentamento das vicissitudes da vida.

Tal forma de comunicação com o Poderoso,se  converte em processo ou operação que consiste na reunião de elementos diferentes, concretos ou abstratos, e fundi-los num todo coerente. Coerência que se dá na conclusão de que mais vale um pensamento sincero, do coração, dirigido diretamente a Deus, que mil orações repetitivas, falações fastidiosas repisando as mesmas ideias com terminologias viciadas, despovoadas de utilidades, falsos efeitos pela ausência de causas nobres e esperança vazia de felicidade. Acresça-se aí, as dispensáveis atividades simbólicas de adoração ou idolatrias de míticas imagens sem vida.

 Também as falsas bajulações endeusando homens comuns, igualmente pecadores, revestidos de ricas roupagens e representações, como se fossem heróis salvadores de almas. São teatros que em nada ajudam nem consolam pessoas simples e desavisadas que continuam sem explicações para as dores que açoitam suas dignidades e enfraquecem sua fé. Por ignorância chegam a pensar mal de Deus por falta de esclarecimentos; blasfemam e ofendem diante da

 

incompreensão que sangra suas almas sem verem que as origens dos seus penares residem em si próprios e não em Deus. Causas e conseqüências.

Dirigentes religiosos ainda mais fracos e desmoralizados se tornam, vendilhões do templo, ao permutar palavras divinas por vis metais altercando, usurpando bens que os fiéis com suor arrecadam, na promessa de, com riquezas, serem perdoados pecados. É grave desobediência à Ordem Cristã que diz: “Dar de graça o que de graça receberam”, Assim claramente disse o nosso único e verdadeiro guia, Jesus Cristo, nosso amado Mestre. Tudo aquilo que fuja dos Seus ensinamentos e preceitos é adultério às Leis de Amor e da Lei do progresso.

Quem queira conquistar a Verdade Libertadora, salientada e patenteada por Cristo, faz reflexão sobre isso e parte em busca de verdades justas e esclarecedoras.

No entanto, também é agradável a Deus que pessoas e instituições religiosas unam-se, amem-se, ajudem-se mutuamente sem concorrências entre si exigindo esse mesmo respeito dos seus seguidores. Criticas são erros. Verdades devem ser mostradas com seriedade e respeito. Esse é o exemplo de Amor que o Nazareno nos deixou. Pensemos sobre isso. hcmessias