A Palavra Amiga
Hugo Cezar Messias

 


Um amigo de verdade, não tem preço; uma palavra amiga, também não! Portanto, nosso trabalho, de levar conforto às pessoas, é totalmente gratuito.

Não é necessário identificação,
caso não queira!


Busque uma Palavra Amiga
com Hugo Cezar Messias, através do

E-mail: hc.messias@gmail.com

Skype: hc.messias

Fone: (44) 3568-1992


   

 

COLUNA PALAVRA AMIGA
Hugo Cezar Messias

 

 

Nada é nosso

Todas as coisas úteis que recebemos, todas as nossas virtudes, todas nossas boas ações, todo nosso aprendizado, tudo o que escrevemos de útil não nos pertence. As aquisições de cada um existem para serem divididas e espalhadas. Colocado um texto no papel, a partir daquele momento não mais nos pertence. "Ninguém pode ser feliz completamente até que o último sofredor da Terra tenha encontrado a felicidade." Assim são os preceitos do Mestre e Carpinteiro de Nazaré (hcmessias)

   

 

 

 

Reencontro

Os espíritos que a semelhança dos gostos , a identidade de progresso moral e a afeição levam a se reunirem, formam famílias. Esses mesmos espíritos em suas migrações terrestres se procuram para se agruparem como fazem no espaço, daí nascem famílias unidas e homogêneas; e se em suas peregrinações estão momentaneamente separados, reencontram-se mais tarde, felizes com os novos progressos. Mas como não devem trabalhar

 

unicamente para si, Deus permite que espíritos menos avançados venham se encarnar entre eles para aí haurir conselhos e bons exemplos no interesse do seu adiantamento. Acolhei-os, pois, como irmãos, vinde em sua ajuda e , mais tarde, no mundo dos espíritos a família se felicitará de haver salvo do naufrágio os que , a seu turno, poderão salvá-la de outros (Santo Agostinho, 1862).

 

 

 

São Francisco de Assis orando por nós!

“Divino Pastor das almas terrestres!

Vinde, por misericórdia e compaixão, ao abismo onde nos encontramos, a fim de retirar-nos das escarpas em que nos seguramos antes da queda total.

Transformai vossa cruz de amor em ponte que nos alce do tremedal ao plano salvador, dando-nos a salvação.

Distendei a vossa coroa de espinhos transformados em elos fortes da corrente de segurança para que unam a nossa à vossa sublime existência.

Alargai vosso olhar sobre a Terra EM TRANSIÇÃO DOLOROSA de modo a diminuir as dores que se generalizam e a todos alcançam, convidando aqueles que choram à reflexão em torno do Excelso Bem, neles inspirando o anelo pela paz e pela ventura que logo mais tomarão conta do planeta.

Amparai os convidados de outra dimensão, que ora se corporificam para o trabalho da experiência iluminadora do mundo, de modo que consigam

 

insculpir nas paisagens ainda sombrias do orbe, as indefiníveis claridades da esperança e da bondade plena.

Tomai dos vossos mais nobres pensamentos e coloque a grinalda de sabedoria que nos deve enfeitar a fronte, auxiliando-nos em todas as decisões imortais.

Santo que sois, confira-nos a vossa benção de carinho, a fim de que o nosso roteiro de feridas transforme-se em senda de sublimação.

(...) E perdoai-nos a pequenez e a pobreza em que ainda nos encontramos, sem possuirmos nada para oferecer exceto o próprio ser a serviço do vosso nome.

Despede-nos, Senhor, da madrugada da Ressurreição de maneiras que vençamos a morte, a dor e o medo de servir-vos para todo o sempre.

Assim seja (S. Francisco de Assis)

 

 

 

O cérebro e as experiências

"A única pílula que contribui para o desenvolvimento do cérebro chama-se "USO". A inteligência, pouca ou muita, são os efeitos das experiências adquiridas no passado. Quanto mais aprendemos temos os efeitos em vidas futuras e mais facilidade de aprendizagem. O mecanismo físico é mero intermediário para a exposição dos conhecimentos". Hcmessias.

   

 

 

 

A melancolia

"Sabeis porque uma vaga tristeza se apodera as vezes dos vossos corações e vos faz achar a vida tão amarga?

= É o vosso espírito que aspira à felicidade e à liberdade, e que, preso ao corpo que lhe serve de prisão se extenua em vãos esforços para dele sair. Mas, vendo que são inúteis cai no desencorajamento, e o corpo, suportando sua influência, a liquidez, o abatimento e uma espécie de apatia se apoderam de vós, e vos achais infelizes". (Allan Kardec).

   

 

 

 

O jugo

"Todos os sofrimentos, misérias, decepções, dores físicas, perda de seres queridos, encontram sua consolação na fé no futuro, na confiança na justiça de Deus que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele, ao contrário que não espera nada depois desta vida, ou que duvida simplesmente, as aflições se abatem com todo seu peso e nenhuma esperança vem suavizar-lhe a amargura. Eis o que levou Jesus a dizer: Vinde a mim todos vós que estais fatigados e eu vos aliviarei" (Allan Kardec).

   

 

 

 

Carta de Albert Einstein à sua filha Lieserl

“ ... Existe uma força extremamente poderosa que a ciência, até agora, não encontrou uma explicação formal. É uma força que inclui e governa todas as outras forças, que está por trás de todo fenômeno que ocorre no universo, e que ainda não foi identificada por nós. Esta força universal é o AMOR.

Quando os cientistas buscavam uma teoria unificada do universo eles se esqueceram da mais invisível (sutil) e poderosa de todas as forças.

O Amor é luz, porque ilumina a quem dá e a quem recebe. O Amor é como a gravidade, porque faz com que algumas pessoas sintam-se atraídas por outras. O Amor é poder, pois multiplica o que temos de melhor, e permite que a humanidade não seja extinta devido seu egoísmo cego. O Amor revela e descobre. Pelo Amor vivemos e morremos. O Amor é Deus, e Deus é Amor.
Esta força explica e dá um sentido maiúsculo à vida. É a variável que temos ignorado por muito tempo, talvez porque temos medo do Amor, porque é o único poder no universo que o homem não aprendeu a manejar de acordo com sua vontade.

Para dar visibilidade ao Amor, fiz uma substituição simples na minha equação mais famosa. Se em vez de E = mc2 aceitarmos que a energia para salvar o mundo pode ser obtida através do amor multiplicado pela velocidade da luz ao quadrado, chegaremos à conclusão de que o amor é a força mais poderosa que existe porque não tem limites.

 

Após o fracasso da humanidade no uso e controle de outras forças do universo, que se voltaram contra nós, é urgente que nos alimentemos de outro tipo de energia. Se quisermos que a nossa espécie sobreviva, se quisermos encontrar sentido na vida, se quisermos salvar o mundo e todos os seres que nele habita, o amor é a única e última resposta.

A humanidade talvez ainda não esteja preparada para fabricar uma bomba de amor, um artefato poderoso o suficiente para destruir todo ódio, egoísmo e avareza, que assolam o planeta. No entanto, cada indivíduo carrega dentro de si um pequeno, mas poderoso gerador de amor, cuja energia está a espera de ser liberada.

Quando aprendermos a dar e receber esta energia universal, querida Lieserl (sua filha), comprovaremos que o amor tudo vence, tudo transcende e tudo pode fazer, porque o amor é a quintessência da vida ...”

“... Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se: se escolher o mundo, ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo.”

Albert Einstein

 

 

 

Paciência e esperança

"Queridos irmãos brasileiros: Não nos preocupemos, o caminho está tortuoso, mas no final da jornada seremos vitoriosos. Deus está agindo. Nós é que atrapalhamos o trabalho de Dele. Somos pecadores demais. Das nossas mentes emanam ódio, revolta, inconformismo. Guardamos rancores dos governantes e políticos, em geral, Devíamos estar orando por eles, pois é isso que diz a Lei Maior...Mas

 

como por isso em certas cabeças? Se uníssemos nossos pensamentos pelo bem, pela compreensão, pela fé e com maneira pacífica, O Altíssimo já teria vencido o mal em nosso país. Mas como Ele é poderoso e infinitamente bom, e graças ao povo que que reza, ainda nos salvará de todos os males que sofremos. Apenas estou expondo o que me ensina a Doutrina Espírita Cristã. Amém. hcmessias.

 


O direito - O advogado

Lindíssima a Ciência do Direito. Filosófica e Cristã que nos faz lembrar de nobres filósofos, Jesus, Pitágoras, Platão, Sócrates, Aristóteles e muitos outros. Daí, lamentavelmente, qualquer um sem os devidos predicados, faz o curso, passa na OAB e mal usa o nobre labor para imundar e degenerar essa nobre classe por puro egoísmo, vaidade e materialismo. Aplaudo quando um mau advogado, Juiz de qualquer instância ou Tribunal, Promotor, Delegado, Ministro da Justiça são punidos por motivo de falcatruas. A brilhante imagem do bom advogado deve ser preservada a qualquer preço. Já para fazer o curso de Direito, deveria ser feita triagem, investigar a família, como foi criado, se professa alguma fé e qual a origem de sua idoneidade. Mais triste, ainda, é quando um desses envereda para a política onde os maiores

 

imorais se fazem de falsos sábios e passam a legislar, inclusive alterando a Carta Magna onde são os primeiros a desrespeitar e desvirtuar a Lei Mãe do país. Atualmente nos deparamos com centenas de maus exemplos no Palácio do Planalto, na Câmara Federal e no Senado e similares dos Estados e Municípios, onde a corrupção é seu carro chefe. Uma nação vai ao caos quando seu povo não tem segurança por perder a confiança na Justiça refletindo na própria fé em Deus. O que nos salva e alimenta nossa esperança, é ter a certeza de que a maioria dos advogados são escorreitos e fiéis aos seus clientes. hcmessias

 


Domingo de paz

Puxa, que domingo tipo que gosto. Leve brisa a cantar imitando o chuá das ondas do mar. Suas espumas assemelham-se às nuvens formando imagens nobres lembrando Santa Maria e sua mãe Ana, mãe e avó do Divino Messias nos dizendo: Amem-se incondicionalmente e exercitem a tolerância e a caridade, só assim vencerão as dificuldades e dores de uma vida terrena de injustiças e maldades, eis que estarei com vocês até o Final dos Tempos, meus filhos amados, e darei sempre esperança às ovelhas desgarradas, pois nenhum filho de Deus se perderá, porque sou igual ao Sol, ilumino e aqueço bons e maus, pois que todos são filhos do mesmo Criador. Assim é o AMOR do Altíssimo, sem distinções, abrangente e sem limites. Com esse clima divino e pensamento positivo, desejo a todos ótimo domingo com as bênçãos daquele que chamamos de O MAIS ALTO. Amém. hcmessias.

   

 

 


Alexandre, o grande vitorioso

"Quando qualquer pessoa adquire o hábito doentio de mirar-se no espelho da própria vaidade, impede seu cérebro de perceber a sensações espirituais, reveladoras dos compromissos anteriormente assumidos. Diógenes, famoso filósofo grego, disse isso se referindo a ALEXANDRE O GRANDE, rei da Macedônia, o incomparável e vaidoso guerreiro vencedor de múltiplas batalhas. Alexandre esvaiu-se nas suas vitórias, divertimentos e luxúrias abusivas, que aos 33 anos suas energias simplesmente esvaíram-se, e tombou morto."

- Alexandre, ainda jovem, foi presenteado com um cavalo de rara beleza e raça singular. Deu-lhe o nome de Bucéfalo. Ninguém, além dele jamais conseguiu cavalgá-lo, mas isso após muita luta de Alexandre para conquistá-lo. Inteligentíssimo, percebeu que o

 

animal não se deixava montar porque se assustava com a própria sombra. Bastou mudar sua posição conforme a luz do sol e o montou com tranqüilidade, e ninguém mais.


Todas as suas vitórias nas guerras as fez montado no orgulhoso e majestático eqüídeo.
Após muitas e muitas vitórias, Bucéfalo, profundamente fatigado, morreu. Em sua homenagem, Alexandre fundou uma cidade com seu nome, onde havia sepultado o inesquecível amigo. Nas proximidades, hoje, é o Afeganistão. Não muito depois, o Rei veio a morrer. hcmessias.