A Palavra Amiga
Hugo Cezar Messias

 


Um amigo de verdade, não tem preço; uma palavra amiga, também não! Portanto, nosso trabalho, de levar conforto às pessoas, é totalmente gratuito.

Não é necessário identificação,
caso não queira!


Busque uma Palavra Amiga
com Hugo Cezar Messias, através do

E-mail: hc.messias@gmail.com

Skype: hc.messias

Fone: (44) 3568-1992

   

 

COLUNA PALAVRA AMIGA
Hugo Cezar Messias

 

 

Quem mente

Quem muito mente é sem verdade nem que tente. Como somente bastante mente, não tem alma, e nada na mente. É bicho, não é gente - HCMessias

   

 

 

 

Quem sabe disto?

Espiritismo Cristão é Doutrina Filosófica e Científica eivada de atitudes fraternais colocadas em primazia. É indiscutivelmente voltada à divulgação dos exemplos de Jesus e Seus ensinamentos de amor, indistinto e incondicional, pela renúncia ao materialismo e às demais paixões mundanas. Prima pelo respeito e defesa da necessidade de todas as religiões visando preparar a humanidade para, no futuro, realize-se na Terra a união de todos os povos quando teremos um só rebanho e um só pastor. Daí em diante, estaremos gozando as excelsitudes do Reino de Deus neste abençoado planeta - hcmessias

   

 

 

 

O Menino gênio adulto

Pensando? --- Seguidamente penso e reflito o seguinte:

-- Que o querido Nazareno, após seus 12 anos manifestou grande sapiência e sabedoria. Daí em diante, percebeu ser um verdadeiro gênio podendo realizar simplesmente tudo o que quisesse. Poderia, pelo livre arbítrio, optar por riquezas e conquistar todas as coisas mundanas com os prazeres próprios do nível terreno, adoradas e preferida pelos homens comuns. Se assim optasse, imagino que Deus não lhe tiraria os poderes, eis que eram conquistas que Ele mesmo fez pelo avanço do poder mental que tinha. São coisas individuais. Deus respeita e não interfere no livre arbítrio de ninguém por respeitar a individualidade. No entanto, elevação moral do Cristo era tal, que mesmo depois de tentado e provocado

 

por seu maior inimigo espiritual Ele não vacilou preferindo manter-se na mesma simplicidade, pobreza e escassez de tudo, assim como veio da manjedoura. Cumpriu fielmente sua missão de entregar a vida em benefício do mundo deixando-nos como herança a prova de que todo o tesouro do mundo nem de perto se compara à riqueza do amor, da simplicidade, da humildade e de todas as demais virtudes. Seu maior desgosto e decepção, hoje é, por certo, constatar que mais de dois terços da humanidade não fez a mesma opção que Ele. Não obstante sabendo das terríveis consequências, a incúria, a rebeldia e invigilância dos homens não os tem convencido a seguirem os luminosos passos do Mestre. É lamentável - hcmessias.


 

 

EDUARDO ACCIOLI CAMPOS

"Vimos, agora, que Deus escreve certo --, também--, por linhas aéreas. Se Ele em tudo participa, e nunca erra, evidente que no fato Eduardo Campos, que nos assusta e surpreende, temos aí mais um desígnio que, face nossa ignorância, chamamos ' mistério '. Se temos fé, nos vemos impedidos de adotar o acaso, a coincidência e o mistério por que há muito mais que isso que nossa vã razão não alcança. Particularmente, nesse acontecimento, meu senso e lógica se enriquecem com o fundamento esclarecedor, de que o fato tem tudo a ver com as transformações que o povo brasileiro tanto sonha e espera, para que todos tenham vida digna, próspera, pacífica emoldurada pela extirpação das injustiças, da corrupção e funestas situações sociais que assolam os queridos brasileiros. Oremos por corretas opções dos homens preferidos a se delinearem nos próximos dias.

E, como disse o Amigo Eduardo Campos, ' Não desistam do Brasil '- " hcmessias.

   

 

 

 

Tudo posso

Costumam-se dizer:

-- "Tudo posso Naquele que me sustenta".

Imagino, que em verdade o comando é de dentro de nós para fora, e não de cima para baixo. Isso depende de atrairmos o Poder do Pai absorvendo-O em nosso interior pelos méritos auferidos na simplicidade, no perdão, no trabalho, na sinceridade, no despojo do materialismo, do luxo, dos excessos. Quanto mais virtudes mais poder temos. Se houver maiores esforços renunciando o que não nos faz bem, assim como as paixões mundanas. Pela Alma e pela saudável alimentação, a energia divina se acumula em nosso ser. Podemos atingir a vitória de realizar coisas que nem imaginamos chamadas de milagres. Prova disto, é que a lição bíblica nos afirma: - "Sois Deuses". Jesus sentenciou, que prodígios extraordinários homens comuns também fazem, desde que acreditem e tenham vontade real pelo coração. Pelo coração significa pela bondade, e amor pelos semelhantes --;

 

amor é energia edificante -; edificar é construir, é realizar --; amor é poder incomum --; Poder incomum realiza coisas extraordinárias.

Daí, que "Tudo posso", como acima está, é uma realidade, mas pelo nosso poder que Deus nos delegou agindo em nós. Por isso se diz que tudo vem da alma, coisas boas e também desagradáveis. Depende da nossa moral. Moral e poder caminham juntos.

Milagres não existem; tudo é natureza. Jesus é perfeito, por isso é prodigioso. Os homens também podem fazer curas e até ressuscitações. Mágicas igualmente não existem.

Esses ensinamentos de possíveis conquistas são, também, parte da VERDADE LIBERTADORA prometida pelo Mestre- hcmessias.

 

 

 

Escola de almas

"O mundo tem laços de verdadeira aspereza e falsa doçura, dores certas, alegrias incertas; um trabalho rude; um repouso inquieto; coisas cheias de miséria e uma esperança vazia de felicidade (Santo Agostinho)."

A Terra é grande hospital e imensa escola de correção para regeneração de espíritos rebeldes. Os aqui aprovados merecerão a vida futura em planeta superior, numa das muitas moradas do Pai.--hcmessias.

   

 

 

 

Deus criador

Deus jamais deixou d trabalhar. Enquanto dormimos as plantas crescem, os planetas se movimentam, alguns encerram seu tempo de vida e outros novos vão nascendo. É o milagre da vida. É a Lei do Progresso sancionada pelo Legislador Maior. É o Seu AMOR VIBRANDO sobre as humanidades astrais-hcmessias.

   

 

 

 

Deus não sente ira e nem é vingativo

Certa vez, antes de um carro sair de viagem, a mãe de um dos jovens que iriam viajar, disse= Deus os acompanhe. Um dos jovens respondeu=

“Só irá se tiver lugar no porta malas.”

Pouco depois, na estrada, acidentaram-se e morreram todos. Daí a opinião dos desavisados= Foi que Deus os castigou. Não podemos concordar com tal absurdo pelos motivos que em seguida exponho:

Eu creio em Deus todo poderoso, símbolo de amor, compreensão,  caridade, perdão, edificador somente do bem.

Se fosse vingativo, Deus seria igual aos homens, então Ele não seria Deus porque a nada se compara. Isso é para que não pensem que Ele causou o

 

acidente. Isso é destruição. Deus não destrói; Deus só constrói. Conhecemos blasfêmias mais graves e nenhum mal aconteceu aos blasfemadores. Se Deus tivesse causado esse acidente, Ele estaria matando, no entanto, Ele não contraria a Sua própria Lei – Ordenou-nos e fixou a lei do perdão. Além disso, vejamos o 5° Mandamento= NÃO MATAR.

Crer nisso é crer que Deus é assassino e não perdoador.

O demônio quer exatamente que culpemos Deus para desmoralizá-Lo diante dos homens e para que se ache melhor que Ele e para que O odiemos.

O mesmo aconteceu com o TITANIC. Pensemos nisso – hcmessias.

 

 

 

Saudades. Mistério? Realidade?

Devemos fugir dessa palavra.Saudade é mexer com o que já se foi, é voltar no tempo, o que não é saudável, e como fica o hoje? Nossos dicionários definem saudade como sentimento melancólico. Melancolia é um mal. Ninguém quer o próprio mal.

Saudade é não viver o hoje que é plenamente REAL, é trocar pelo que nem visível é.

Ao nos perdemos profundamente na saudade estamos perdendo vida no instante atual, o que é imprescindível a todos, à paz; à serenidade, à esperança. É anular os momentos que não se deve perder. É como morrer por instantes. Instantes que depois não voltam porque já são passado. Não é certo roubar instantes do presente. Não temos esse direito. É suicídio dosado.

Apressemo-nos em viver o hoje, e cada momento inteirinho sem nada perder, pois, estamos vivos. Tempo se dilui inexoravelmente. Diferente disto é buscar um grande mal: - A DEPRESSÃO. Depressão profunda mata, ela vem lá de trás, de mansinho que nem se nota; vem de um tempo inexistente que está no fundo do poço, e nos atira lá também. A ideia de

 

retroagir dá um nó no cérebro físico desligando-o e trancando as portas por onde entram as impressões e sentidos que vem do cérebro da alma. É Lei da Natureza que não se pode anular. Desnorteia a atmosfera onde vige a lei da vida e a real sensibilidade. É óbice para a alma permitir o movimento dos cinco sentidos. Tudo vem da alma para o corpo físico. É um canal de comunicação incorruptível, sem obstrução.

Daí o consulente pergunta: - Como fugir da saudade? = Simples: - Criando novas saudades, ou seja, vivenciar bons fatos e prazeres novos vivendo-os intensamente e depois delegá-los ao pretérito. Viver da forma como são os dias, isto é: - um diferente do outro. Não existem dias iguais. “Não se entra duas vezes no mesmo rio. Quando voltamos o rio já não é o mesmo, e nós também mudamos”...!

Façamos reflexão sobre esses fatos. Exercitemos o expurgo do passado enterrando com ele as saudades. É plenamente possível.

(hcmessias)

 

 

Paciência

"Tem paciência diante da aflição punitiva ou libertadora. Não te recolhas à análise deprimente dos fatos ou das oportunidades. Enquanto contabilizas desditas, esqueces a claridade estelar espargindo luminosidade, seja durante o dia, seja na escuridade da noite.

Tudo são lições. O desgosto de agora transformar-se-á em proveitosa experiência de amanhã. Afervora-te ao exame do trabalho sem a desarmonia ansiosa dos resultados que temes. O que hoje parece insucesso logo mais se converterá em dadivoso bem.

É expressivo o retorno à carne para refazimento das experiências deixadas à margem; tantas se fazem necessárias quantas as oportunidades de evoluir, até chegar à perfeição.

 

Nunca se nos deparam os mesmos recursos no roteiro da vida, nas mesmas condições.

‘Não pisarás duas vezes as águas do mesmo rio. Embora retornes ao local da véspera, as águas que fluem não são as mesmas’.

A oportunidade, conquanto  se nos apresente assinalada pelo nosso desagrado, representa preciosa dádiva. Transforma, portanto, a dor em cântico de alegria.

Cada etapa vencida é vitória conquistada a marcar os teus triunfos sobre as próprias lutas, incessantemente, até conquistares a paz em plenitude” - " (Joanna de Ângelis).

 

 

Saudade, saudade, saudades

E o apelido? Saudade tem apelido? Deve ser TRISTEZA, acho. Ou DOR? ou LÁGRIMAS. Viagem ao passado, talvez?  SAUDADE pode ser ... digamos, uma XEROX meio apagada de cenas que não voltam. Seria, quem sabe= UM FAX que o aparelho do coração envia à mente como a filmes românticos e dramáticos que se reprisam no cinema da mente e da alma. Por vezes, entendo que SAUDADES sejam sonhos bons de felicidade, que com o tempo depois se apagam. Sei lá. O que sei é que saudades nos deixam tristes e

 

simultaneamente alegres que, mesmo com dor, gostamos de ter como meio de reviver prazeres e alegrias que não se repetem, apenas imitam para preencher, ilusoriamente, o vácuo ou buraco de onde o destino nos tirou alguém. De verdade mesmo, se eu pudesse optar, preferiria que fosse apagada para que eu possa viver exclusivamente o PRESENTE como se o passado não tivesse acontecido naquele presente. Daí... ADEUS SAUDADES de sentir SAUDADES- hcmessias

 

 

O dever de cada um

A sociedade, quase toda, marginaliza e exclui. Se perguntarmos à sociedade se gostaria que as classes fossem iguais, todos felizes e satisfeitos, já que vemos tantos infelizes dos quais temos pena, todos responderiam SIM. Sentir pena não sustenta ninguém. A ordem divina é ajudar SEMPRE. No entanto, tendo leis que criaram bolsas, inclusive ajuda às famílias dos prisioneiros, livrando as comunidades dessa responsabilidade, que aliás a maioria nem se preocupa, daí criticam severamente. Deus, o que

 

agrada os homens,  que, espontaneamente, não põe a mão no bolso? Como assim é, o Governo, por meio das nossas contribuições, forçosamente nos faz cumprir deveres de cidadãos. Onde a justiça pelas atitudes que deveriam ser cristãs? Damos desculpas debitando a culpa da miséria ao Governo, mas o dever da fraternidade é de todos nós. Essa é a determinação da Lei Divina. Somos  cristãos, ou quê somos?- hcmessias

 

 

Sofrimento além túmulo

"Formam - se legiões em lamentável agrupamento de dor.

Agregam-se por afinidade dos malogros e das emoções.

Perturbam-se engalfinhados em ruidosas pelejas, e perturbam.

Experimentam as vicissitudes dos fracassos e se reboleiam- na angústia desarvorada, adensando-se em nuvem fantástica de desespero.

 

Ensimesmados, alguns parecem hipnotizados na autopunição, azzorragados pelo remorso tardio ou pela flagelação do arrependimento inoperante". Joanna de Ângelis.

-- Assim, e ainda pior, são os tristes enfrentamentos dos Espíritos que, antes de morrer, só valorizavam bens materiais, embora perecíveis, coligados ao egoísmo, à vaidade, o orgulho, a luxúria e falecidas ilusões mundanas.  Felizes os que se preparam para a morte, nesta vida, ainda em tempo (hcmessias)

 

 



Efeitos necessários

Quem assistir o filme Causa e Efeito, ficará deslumbrado por passar a ter real esperança na vida futura e as explicações de todos os fatos e vicissitudes existenciais . Aprende-se a anestesiar-se diante de grandes dificuldades, pois, causa e efeito é lei inescapável da ciência, e causas e consequencias é Lei Divina. Em breve futuro entenderemos a nobre causa que envolve o resultado do jogo de ontem. Igual a tudo, a independência e felicidade do nosso povo, e a justiça que se fará, tem um preço. Por isso, agradeçamos a Deus pelo brilhante futuro de paz e vida assistencial em todos os sentidos que em breve teremos. Nossa religiosidade pagou aí o ingresso para o Grande Jogo da vitória de nossos destinos. Isso é Fé, minha gente. Deus nunca dorme e não joga dados com o Universo, como diz Albert Einstein (hcmessias).

   

 

 

Causas das enfermidades psicológicas

Atendo o apelo de uma consulente e relato o resultado de estudos e pesquisas espirituais e científicas, observando dogmas e práticas da maioria das religiões, assim como fundamentadas comprovações da ciência. Esta informação é para compreendermos as causas das vicissitudes da vida.

Doutores Edith Fiore e Brian Weiss, entre outros, respectivamente psicóloga e psiquiatra renomados, ambos cientistas norte americanos, atuam da seguinte forma: - Pelo hipnotismo, regridem a memória até vidas passadas, curando males psicológicos como traumas, depressão, medos, complexos, sonhos chamados pesadelos, diferentes potenciais dos cérebros e dificuldades de aprendizado, sentimentos discriminativos, perseguição (esquizofrenia), revoltas, frustrações, tendências a crimes e ao suicídio, enfim, funestas marcas na alma; anula causas e apagam efeitos danosos e desnecessários, facilitando o dia a dia das pessoas.

Pacientes que a isso se submetem, depois de curados assumem novos comportamentos, vivem mais confiantes, felizes, corajosos, independentes e progridem espiritual e materialmente. Reforçam a fé, o

 

amor, a esperança e aceitação. Decidem facilitar a eliminação de imperfeições morais. Inspiram-se ao convívio religioso incentivando à evolução intelectual. Esvaziar-se-iam os hospitais psiquiátricos diante de tal procedimento.

Aí se refletem e explicam as perguntas de Nicodemos e as respostas de Jesus com respeito às diversas existências do Espírito e experiências vividas no pretérito, sem o quê os homens atrasam-se na depuração do Espírito.

Aí vigora a Lei da Natureza causas e conseqüências, Ação e Reação comprovadas pela ciência e pela espiritualidade. Causas dadas no passado longínquo sinalizam suas presenças na vida presente, podendo, assim, ser entendido o porquê dos fatos da vida atual, bem como o motivo de uns sofrerem mais que outros, uma vez que Deus é bondoso para com todos em igualdade. Além disso, assimila-se a finalidade da vida; o que somos, de onde viemos e para onde vamos.

(hcmessias).

 

 

Um bom dia de verdade

Bom dia, irmãos do face. Espero todos tenham repousado em paz e despertado com saúde, e paz, sem perturbações. Que não lhes tenha faltado agasalhos já que as noites são frias; que seus sonhos não tenham afastado pesadelos, eis que eles são necessários. Que durante o repouso tenham seus Espíritos perambulado por belos lugares e visitado os amados que os esperam em esferas maiores onde a vida é verdadeira, sem dores, sem fome, sem guerras, lugares eivados de cores e frutos de todas as qualidades, daqueles que lá produzem o ano todo; que tenham assimilado a perfeita temperatura sem variações em todo tempo; onde os campos e matas são perenemente verdes. Que tenham satisfeito as saudades e percebido a juventude e beleza física recuperados, dos entes que pensavam deteriorados como estão nos cemitérios. Espera-se que na dormência física na noite, seus espíritos libertos tenham praticado boas ações, já que o Espírito nunca adormece e lá pode atuar sem óbices. Também nos dá esperança, que cada um veja, lá do Mundo Espiritual,

  que o materialismo da Terra de nada vale no Céu e tenham feito propósito de expurgar de si os apegos ilusórios a coisas que ninguém transporta, mas sim leva os efeitos de todos os bens aqui praticados. Que, com isso, tenham se conscientizado, de que, enquanto os homens não aprenderem a renunciar a matéria, seu purgatório se estenderá por muito tempo em mundos atrasados como a Terra. Que, em visita naquele Mundo Avançado, tenham percebido que se trata do tão falado Paraíso para onde irão os justos que aqui praticam o bem desinteressadamente e espargem os conselhos do amado Mestre Jesus como gratidão por todas as graças diariamente recebidas. Enfim, que todos tenhamos, logo na primeira aurora, lembrado de dizer muito obrigado e orado por todos os os sofredores, desesperançados, tristes, doentes, famintos e vítimas das injustiças diante dos fracassos, apatias e insensatez dos poderosos que ainda adormecem mesmo face os apelos de Jesus.(hcmessias).