29/11/2016
 
  1° dia da novena da padroeira
 
 
  Começou hoje (29) a novena em preparação à festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira de Mamborê. A comunidade também está comemorando os 60 anos da criação da paróquia. A primeira missa do dia foi às 15h, presidida pelo Pe. Paulo Versari Conceição e concelebrada pelo Pe. Izaias da Conceição, vigário paroquial local. À noite, a missa foi presidida por dom Francisco Javier Delvalle Paredes, bispo da diocese de Campo Mourão, e concelebrada pelo Pe. Valdecir Liss, pároco local. Houve bênção especial às gestantes, nas duas celebrações e, o gesto concreto, foi levar fraldas e roupas infantis. A capela São Roque do Canjarana compareceu, entrando com a imagem do seu padroeiro.

No final da celebração da noite, Dom Javier falou sobre sua viagem para Roma, de onde havia retornado no dia anterior. Disse que participou de curso com bispos de diversas partes do mundo e cada bispo teve um momento para conversar com o papa Francisco. "O que peço é a sua bênção ao povo ao qual o senhor me confiou", foram as palavras do bispo diocesano ao Sumo Pontífice. "Naquele momento todos os diocesanos estavam ali sendo abençoados", disse Dom Francisco Javier, informando ainda que participou do encerramento do Ano Santo da Misericórdia, no Vaticano, e do consistório para a criação de 17 novos cardeais. Entre eles, um brasileiro: o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha.

Após a missa da noite, teve início a quermesse, resgatando a tradição da confraternização da comunidade, após a celebração. Haverá quermesse em todos os dias da novena, sempre após a missa da noite.

Entrevista com Pe. Valdecir

Como está a expectativa para a novena que começa hoje?

Pe. Valdecir: Estamos felizes porque estamos vivenciando a nossa novena em honra e louvor à padroeira daqui de Mamborê. Teremos vários momentos, com celebrações às 15h e às 20h, começando hoje. E no dia 8 de dezembro comemoraremos o dia da padroeira e também os 60 anos da paróquia Imaculada Conceição.

A comunidade é convidada a comparecer?

Pe. Valdecir: Com certeza, são momentos bonitos, de fé e devoção, de oração e, certamente de muitas bênçãos e graças que Deus derramará sobre a nossa cidade e os seus fiéis, através da intercessão de Nossa Senhora Imaculada Conceição.

 
Pe. Paulo presidindo a missa da tarde


Dom Javier presidindo a missa da noite


Coral na missa da tarde


Missa à tarde

 

Álbum com 36 fotos do 1° dia da novena

Programação para todos os dias da novena

 
Coral da missa da noite
 
Comunidade São Roque
 
Flores sendo depositadas próximo à imagem da padroeira
 
Missa da noite
 
Gesto concreto: parte das fraldas e roupas ofertadas
 
Bênção às gestantes
 

Quermesse