19/01/2019
 
Projeto de setorização organiza área urbana de Mamborê em 16 pequenas comunidades
O projeto de setorização da comunidade consiste em uma divisão territorial da paróquia, formando pequenas comunidades. O  projeto está articulado ao grande projeto da Igreja na diocese, a Iniciação à Vida Cristã, o qual visa ajudar as pessoas a (re) descobrirem o sentido de pertença à Igreja, o sentido de ser um verdadeiro seguidor, discípulo de Jesus Cristo. Aqui em nossa paróquia, sob a coordenação do pároco Pe. Valdecir Liss, juntamente com uma equipe de lideranças da Igreja, a área urbana do município foi dividida em dezesseis setores/comunidades, os quais foram batizados com os nomes de seus respectivos padroeiros.

Estas são as dezesseis comunidades:

 
Apresentação dos nomes das 16 comunidades durante celebração do Dia da Padroeira - 08/12/18
Comunidade Nome/Padroeiro Dia do padroeiro Coordenador(a)
Setor 1 São Bartolomeu 25 de agosto Jussara C. da Silva Ribeiro
Setor 2 São Matias 14 de maio *
Setor 3 São Tiago Maior 25 de julho *
Setor 4 Santo André 30 de novembro Maria Terezinha Litron
Setor 5 Santo Inácio de Loyola 31 de julho Rosa Elena Korchovei
Setor 6 São Lucas 18 de outubro *
Setor 7 São Filipe 3 de maio Silvana Pontes e Aguinaldo Baiser
Setor 8 São Judas Tadeu 28 de outubro Lucides Lemes Moraes
Setor 9 São Paulo 29 de junho Julcemar Chitolina
Setor 10 São Simão 28 de outubro Marcilene Bubela Gouveia
Setor 11 São Tomé 3 de julho Maria Aparecida
Setor 12 São Marcos 25 de abril *
Setor 13 São João Evangelista 27 de dezembro Andreia Cristina Farias
Setor 14 São Tiago Menor 3 de maio Joelma dos Santos
Setor 15 São Francisco de Assis 4 de outubro *
Setor 16 São Mateus 21 de setembro *

* Coordenador a definir/confirmar

 

   
As lideranças de cada uma dessas 16 comunidades têm participado de reuniões mensais na paróquia, nas quais estudam documentos da Igreja, assistem a palestras, participam de momentos de espiritualidade, trocam experiências e, juntos, compartilham as possibilidades e as necessidades de cada setor/comunidade.

No momento, o foco é a definição das lideranças que coordenarão cada comunidade. Várias delas já têm equipes definidas e outras ainda estão em definição.

A expectativa do Pe. Valdecir Liss é que as lideranças de cada comunidade não tenham medo de se comprometerem com esse trabalho que consiste num processo de conversão pastoral da paróquia, conforme prevê o documento 100 da CNBB, intitulado "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia - A conversão pastoral da paróquia".

Em dezembro, os nomes das comunidades foram apresentados para a comunidade paroquial num momento de coração da imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição, na missa solene da padroeira (foto acima).

A partir daí, instaurou-se a curiosidade sobre a qual setor cada família pertence. O mapa (ver abaixo) permite que cada um se localize no contexto desse grande projeto.

  Especialmente os setores que já tinham coordenação definida, se dedicaram ao fortalecimento dos grupos existentes e na formação de novos grupos para a realização da novena de Natal. Vários grupos novos foram criados. Pessoas que há muitos anos não celebravam a novena de Natal, voltaram a celebrar. Houve pequenas comunidades que visitaram todas as famílias do setor e, com um simples convite, conseguiram articular dez grupos num território de dezesseis quarteirões.

"Apesar da preocupação com os grupos, o projeto não se restringe aos grupos de reflexão. Trata-se de um modo mais efetivo de a Igreja se fazer presente em diferentes regiões do território paroquial, sendo presença viva de Jesus em todos os lugares. Por isso, conta com o apoio e a participação de todas as pastorais e movimentos da paróquia", ressalta Alessandra Beltramim, integrante da equipe. O lema do projeto é fortalecer uma Igreja em constante saída, a fim de trazer a presença de Jesus para todos os que d'Ele necessitam. Esse projeto tem sido uma prioridade de dom Bruno Elizeu Versari, em cada paróquia da diocese. E ele faz questão de conhecer e participar da formação dessas lideranças de cada comunidade.

     

Clique para ampliar
Edição: Clodoaldo Cezar Mori

 

 

Outra forma de visualização do mapa
Clique no canto inferior direito (Fullscreen) para ampliar
     
 
Algumas reuniões para planejamento de como executar o projeto