03/02/2019
 
Dom Bruno apresenta novo vigário e abre encontro de formação da RCC
 
Dom Bruno apresenta o Pe. Benedito   RCC, após a celebração eucarística

A missa da manhã de domingo (3), na igreja matriz da paróquia Imaculada Conceição de Mamborê, foi presidida pelo bispo diocesano dom Bruno Elizeu Versari. Ele apresentou, oficialmente, o Pe. Benedito Batista, como vigário paroquial local. A partir de agora a paróquia conta com três sacerdotes: Pe. Valdecir Liss (pároco), Pe. Jilliard Adolfo de Souza (vigário) e Pe. Benedito Batista (vigário). Também participaram da celebração mais de 600 integrantes da Renovação Carismática Católica (RCC), da diocese de Campo Mourão. De acordo com Reinaldo Batista, coordenador diocesano da RCC, durante todo o domingo (3), os membros do movimento estiveram reunidos para uma formação diocesana.

“Na ajuda aos irmãos é preciso ter caridade, paciência, pois muitos católicos foram batizados, mas não foram suficientemente evangelizados. A Igreja quer voltar para esta multidão de católicos”, disse Dom Bruno, durante sua homilia, enfatizando que “é necessário aprofundar, necessário estudar, fazer reuniões para participar da missão da Igreja”, prosseguiu o bispo diocesano falando sobre a importância da formação.

“Se você se identifica com o grupo da Renovação (RCC), vai na Renovação; se você se identifica com a Pastoral Familiar, vá para a Pastoral Familiar; se você se identifica com a Liturgia, vá para a Liturgia, à Catequese, ao Cursilho”, disse Dom Bruno, incentivando a participação nas pastorais, movimentos e serviços da Igreja. “Se Deus nos chama e nós viramos as costas, quem sai prejudicados somos nós”, concluiu o bispo da diocese de Campo Mourão.

“Sejam bem-vindos à nossa cidade e à nossa paróquia”, disse o Pe. Valdecir, acolhendo a todos. Ele também informou que três grandes movimentos da paróquia – RCC, Cursilho de Cristandade e Cenáculo de Maria – auxiliarão nos trabalhos da Pastoral da Esperança, em fase de implantação.

 

Entrevista

Reinaldo Batista, coordenador diocesano da RCC, falou sobre o encontro:

NÚMEROS

Inscritos, anteriormente, tivemos 630, mas o número deve ter se ampliado para 700. Somos em 60 grupos de oração em toda a diocese, todos representados no encontro de formação.

TEMA

Todos os anos a renovação carismática católica do Brasil dá um tema para todo movimento no país. Então nós estamos vivendo o tema de Romanos 5, 5: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Este é o grande tema desse dia e também para todo o ano da Renovação. Também, “A Comunhão Fraterna”. Vivemos em comunidade, vivemos juntos para que a evangelização realmente vá acontecendo e acontecendo de forma eficaz.

PALESTRA E OFICINAS

Temos o Bruno Maffi que vem de Londrina. Ele é o escritor do livro que faz referência aos 50 anos da RCC no Brasil, celebrado neste ano de 2019.  Ele fará toda a parte de formação geral no período da manhã. À tarde, temos coordenadores estaduais de ministérios: Música e Artes, Pregação, Intercessão, Cura e Libertação, Fé e Política, Comunicação Social... todos esses serviços que envolvem o grupo de oração serão discutidos nos workshops (oficinas). Cada ministério, cada grupo específico se reúne para receber a sua formação específica, no que diz respeito ao serviço dentro do grupo de oração.

 
Procissão de entrada    
 
Ministério de Música da RCC do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Campo Mourão
 
 
    Pe. Benedito proclamando o Evangelho
 
 
 
 
 
Agradecimento ao bispo e padres concelebrantes   Bênção final
 
Momento da selfie   Bênção de São Brás contra os males da garganta
 
 
Reinaldo Batista, coordenador diocesano da RCC, e Bruno Maffi, jornalista e escritor de Londrina (palestrante do dia)   Mais de 600 integrantes da RCC da diocese, após a missa de abertura do encontro de formação