Notícias

27/07/18  
Presidente do Rotary Club participa de reunião sobre vacina contra polio

Vários presidentes de Rotary Club do Distrito 4630 participaram de uma reunião, dia 24 de julho, em Campo Mourão, sobre a campanha de vacinação contra poliomielite, que acontecerá de 6 a 31 de agosto em todo o país (foto). O encontro foi conduzido pelo Ex-Governador de Distrito (EGD) Wilson Isolani, coordenador da campanha End Polio Now, no distrito rotário 4630, ao qual o clube de Mamborê pertence. Noberto Belgamasco, presidente 2018/19 do Rotary Club de Mamborê participou da reunião. "Assuntos estratégicos sobre como atuar na campanha de vacinação, foram tratados do encontro", informou Belgamasco.

Em termos globais, a luta contra a pólio mostra avanços consideráveis. No Brasil, porém, um detalhe preocupa: desde 2013, a cobertura vacinal contra a doença vem caindo ano a ano em todas as regiões brasileiras. Em 2016, o país apresentou a pior taxa de imunização dos últimos 12 anos: uma média de 84% de cobertura vacinal, quando a meta estabelecida pala Organização Mundial da Saúde é de pelo menos 95%. A diminuição mais acentuada se verificou na região Norte, que registrou 72% de imunização do público-alvo.

  A doença

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi usada pelo Rotary e seus parceiros para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro, de acordo com o site www.endpolio.org.

A campanha

A campanha nacional de vacinação contra pólio (paralisia infantil) aconterá no mesmo período da campanha de vacinação contra o sarampo: 6 a 31 de agosto. A campanha é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. A meta é vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária, informou o site da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.


Norberto Belgamasco, presidente do Rotary Club de Mamborê, e outros participantes

 

Rotary Club de Mamborê - Casa da Amizade Constantino Lisboa de Medeiros - Rua Adina Correia Cionek, 926 - Mamborê, PR