2010

 

PRIMEIRO DIA DE AULA

A intercambista Georgina começou a frequentar as aulas, no Colégio João XXIII, na tarde de 23 de agosto de 2010.


Professora Cleoméris, Georgina e vice-diretora Gilsamara Krauze


Turma da 3ª série do Colégio João XXIII

 

 

RECEPÇÃO À INTERCAMBISTA

A reunião do RC de Mamborê do dia 18 de agosto de 2010 teve a presença das esposas e filhos, pois estava recepcionando a intercambista do México Georgina Acosta, que ficará durante um ano, em Mamborê.

A reunião também contou com a presença do governador assistente, do grupo ao qual o RC de Mamborê faz parte, Antonio Carlos, do Rotary Club Campo Mourão. Pedro Barbosa, do mesmo Club mourãoense, também esteve presente. O motivo principal da visita do governador assistente foi a preparação da visita oficial do governador, no dia 25 de agosto.


Georgina Acosta na RC de Mamborê


Intercambista com a primeira família


Governador Assistente Antonio Carlos


Marino, diretor de protocolo; Pedro Barbosa, RC Campo Mourão;
Kleber Dorini, presidente do RC de Mamborê e Antonio Carlos, governador assistente

 

 

 

INTERCAMBISTA

A intercambista mexicana Georgina Acosta, que chegou em Mamborê no dia 16 de agosto de 2010, visitou o Colégio onde estudará, durante o período de um ano, que ficará no Brasil. Foi recebida por Gilsamara Krauze, vice-diretora do Colégio Estadual João XXIII.

Também visitou a Escola Nossa Senhora de Fátima.

Georgina teve sua primeira aula de língua portuguesa na tarde de 18 de agosto.


Vilson, Georgina e Gilsamara Krauze


Georgina com a Irmã Regiane, diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima

 

 

POLIOMIELITE

Os integrantes do RC de Mamborê estiveram, ao longo do dia 14 de agosto de 2010, no ponto de vacinação contra poliomielite, na praça da Igreja Matriz, nas instalações do CRAS.

Nesse dia aconteceu a segunda campanha de vacinação, do ano de 2010.


Presidente Kleber L. Dorini, participando da vacinação

 

 

OFFICIAL DIRECTORY

O Official Directory é uma coletânea de todos os Clubs de Rotary do mundo.

Abaixo, uma cópia da citação do RC de Mamborê. Após o nome da cidade e estado, aparece o ano em que o Club foi fundado; entre parênteses, está o número de sócios: 22; As letras "I" e "R" indicam que o Club tinha Interact e Rotaract, há alguns meses, quando o Official Directory foi montado; a letra "W", em negrito, indica a palavra, em inglês, "Wednesday", que é o dia no qual o Club se encontra: quarta-feira; na sequência, o horário e o local das reuniões; nome e endereço do presidente e do secretário do Club.

 

 

HOMENAGEM AOS PAIS

Os familiares dos rotarianos, prepararam uma homenagem surpresa aos mesmos, pela passagem do Dia dos Pais. No final da reunião do dia 4 de agosto de 2010, entraram na Casa da Amizade, cantando. Houve uma mensagem e projeção de fotos dos pais com a família.


Homenagem aos pais


Filha homenageando o pai Paulo Cesa

 

 

INTERCÂMBIO

João Vitor Giroldo participou da reunião do RC de Mamborê, no dia 4 de agosto de 2010, para falar sobre o seu intercâmbio no México. Sua viagem está marcada para o dia 11 de agosto.

Como ficará em uma região de fronteira com os EUA, João Vitor providenciou o visto para entrada nos Estados Unidos, também.


Intercambista João Vitor Giroldo

 

 

ANIVERSARIANTES

Os sócios do RC de Mamborê, juntamente com os familiares, realizaram a comemoração dos aniversariantes do mês, com um churrasco e partida de vôlei. Foi no dia 28 de julho de 2010, na empresa do companheiro Norberto Belgamasco.

Na ocasião, houve a despedida à intercambista, da Venezuela, Yelimar del Carmen Vera.


Preparo do churrasco


Vôlei


Presidente Kleber entrega flâmula à intercambista Yelimar

 

 

 

PROJETO EVOLUÇÃO

No dia 27 de julho de 2010, foi criada a Associação do Projeto Evolução. A reunião foi na Casa da Amizade, com presença de representantes de associações e populares.

O objetivo objetivo dar atendimento aos adolescentes de comunidades populares existentes no município de Mamborê, proporcionado por cursos de capacitação profissional na área de informática (software e hardware) e por meio de palestras de orientações sobre cidadania. Após a conclusão dos cursos, os alunos que atingirem melhor aproveitamento, serão selecionados visando inseri-los no mercado de trabalho, bem como serão destinadas vagas de trabalho na própria instituição. A qualificação profissional proporcionará remuneração salarial aos jovens, mudando sua realidade social, através da melhoria da qualidade de vida pessoal e de seus familiares. A frequência no Projeto Evolução também servirá como base de apoio para evitar que os adolescentes se envolvam com a criminalidade e com o uso e tráfico de substâncias entorpecentes (drogas). O Projeto Evolução quer proporcionar educação, cultura e profissionalização aos adolescentes em “situação de vulnerabilidade”.

Na comunidade mamboreense, há jovens com aptidão, criatividade, talento e potencial para atingir o sucesso profissional.  A escola é apenas uma das formas de adquirir conhecimento, sendo essencial ao desenvolvimento intelectual na vida de qualquer pessoa, mas não se pode deixar de reconhecer que juntamente com os estudos, à profissionalização dos jovens os tornaram mais capazes e independentes para enfrentar os futuros desafios. Os adolescentes, integrados ao projeto receberão o conhecimento necessário para transformá-los em multiplicadores de idéias, cidadãos esclarecidos e conscientes de seus direitos e deveres. O Projeto Evolução não quer apenas transmitir conhecimento específico na área de informática, como: windows, excel, word, hardware, jogos e internet, mas pretende, também, criar mecanismos para orientação de cidadania através de debates, palestras e apresentação de trabalhos, sobre os assuntos seguintes: Uso e tráfico de substâncias entorpecentes; pedofilia; prostituição entre adolescentes; sexo e gravidez prematura na adolescência; ciências políticas; doenças sexualmente transmissíveis; higiene pessoal; saúde pública; consciência ambiental e conduta e comportamento inconvenientes no âmbito escolar.

O projeto é do Rotary Club, com apoio e parceria de outras entidades, associações e pessoas de Mamborê e está sendo desenvolvido pelo sócio do Club e presidente da Comissão de Projetos José Aparecido Januário.

Na reunião de ontem houve a constituição da associação, estatuto social, definição da sede e constituição do Conselho de Administração.

A sede ficou a Casa da Amizade.

O Conselho de Administração ficou assim:

Presidente: Kleber Langer Dorini
Vice: Jorge Ricciardi
Secretário: Xisto R. Pazian Netto
2° secretário: Edalmo da Silva
Tesoureiro: Hilton V. Bogucheski
2° tesoureiro: Jair Fogaça
Conselho Fiscal: Claudinei da Silva, Marilda Braido e José Carlos da Silva

Inicialmente, serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 na parte da manhã e 20, na parte da tarde.


José Aparecido Januário, da Comissão de Projetos do RC


Conselho de Administração


Pessoas presentes na solenidade

 

 

 

FESTA JULINA

Os sócios do RC de Mamborê, juntamente com familiares e convidados, participaram de uma festa julina, no dia 21 de julho de 2010, na Casa da Amizade.

Além das comidas típicas, houve a dança da quadrilha improvisada e casamento caipira.


Dança da quadrilha


Casamento


Convidados


Presidente 2010-11 Kleber e Kelle


Edelfonso, realizando o tradicional ritual de "ligar" a fogueira

 

 

 

COMUNIDADE

O presidente do RC de Mamborê Kleber Langer Dorini e os companheiros José Aparecido Januário e Marino Marcelo de Oliveira participaram da audiência pública do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, realizado no dia 20 de julho de 2010, no Tribunal do Júri de Mamborê.


Audiência do CMDCA

 

 

MUDANÇAS

O Conselho de Legislação aprovou, em junho de 2010, que os novos Clubs de Rotary, fundados a partir de 2011, deverão ter, no mínimo, 25 sócios. Até este ano, o número mínimo era 20.

 

 

POSSE 2010-2011

A transmissão de cargos do RC de Mamborê aconteceu no dia 26 de junho de 2010, na Casa da Amizade. O presidente 2009-2010 Hilton Virgilio Bogucheski passou o distintivo a Kleber Langer Dorini, empossando-o presidente para o ano rotário 2010-2011.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Mamborê Henrique Sanches Salla, do presidente da Câmara Sebastião Antonio Martinez e do sócio honorário do RC de Mamborê Antonio Germano Wunsche.

O RC de Boa Esperança marcou presença com dois companheiros.

Hilton entregou o distintivo de companheiro 100% aos sócios: Vilson - 103,4%; Jair - 111,8 %; Francisco - 117,9 %; Xisto - 120,1 % e Kleber - 138,8 %.

Francisco Giroldo recebeu a comenda Companheiro Paul Harris. Paulo Cesa e Élvio Marindo Spigolon receberam a comenda Safira.

Tânia Gerstner, secretária da Associação de Moradores dos Conjuntos Jardim América, João Seratiuk e Beira Rio - AMJJB, recebeu o troféu e o certificado do primeiro Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário - NRDC, do Rotary Club de Mamborê.

O presidente da Associação de Recuperação dos Alcoólicos de Mamborê - ARAMAM, Valdeci Arnaldo Ciconello, recebeu um cheque, na valor de R$ 1.200,00, referente ao evento 3° Jantar à Mineira realizado em abril de 2010, pelo RC.

José Aparecido Januário e Ricardo Braz Mendes foram empossados sócios do RC de Mamborê.

Estes são os sócios que compõem a equipe do presidente Kleber Dorini:

Vice Presidente: Edalmo da Silva, que é o presidente eleito para o ano 2011-2012
Secretário:  Vilson Olipa
Tesoureiro: Jair Fogaça
Diretor de Protocolo: Marino Marcelo de Oliveira

Comissão de Administração: Francisco Giroldo
Comissão de Quadro Social: Fábio Alvarez Rodrigues Gimenes
Comissão da Fundação Rotária: Paulo Belgamasco
Comissão de Projetos: José Aparecido Januário
Comissão de Relações Públicas: Jurandir Ferreira
Responsável por Novas Gerações (Rotakids, Interact e Rotaract): Xisto Roque Pazian Netto
Oficial de Intercâmbio: Jorge Ricciardi


Diretor de Protocolo 2009-2010 Fabio Alvarez Rodrigues Gimenes


Oração Ecumênica com Pe. Durvalino


Entrega do pin de Companheiro 100%


Francisco Giroldo - companheiro Paul Harris


Élvio e Paulo Cesa - Comenda Safira


Tânia recebe troféu e certificado do NRDC


Yara entrega troféu a Eliete Bogucheski pelo projeto Pólio Plus


Edalmo entrega troféu de comprometimento ao presidente Hilton


Marino entrega a Menção Presidencial, obtida neste ano rotário


Valdeci recebe cheque para a ARAMAM


Esposas homenageadas pela dedicação


Edalmo empossa Januário


Januário e Rosangela, ao centro - Edalmo e Zoraido, padrinhos


Francisco empossa Ricardo


Ricardo e o casal de padrinhos: Olga e Francisco


Eliete homenageia Dona Helena


Transmissão de cargo de presidente


Última martelada da gestão 2009-10 e primeira, da 2010-2011


Conselho Diretor e equipe do novo ano rotário


Troca de banners


Diretor de Protocolo 2010-2011 Marino Marcelo de Oliveira


Troca de presentes entre Kelle e Eliete


Troca de presentes entre Kleber e Hilton


Kleber Langer Dorini - presidente 2010-2011


Jantar


Jantar

 

 

BOA ESPERANÇA

Alguns companheiros do RC de Mamborê participaram da festiva de posse do RD de Boa Esperança, no dia 24 de junho de 2010.


Norberto, Kleber e Hilton

 

 

QUATRO SAFIRAS

O mamboreense Eudes Araujo, residente em São Paulo e que faz parte do Rotary Club de Barueri, foi secretário do Club no ano 2009-2010.

Na festiva de posse do novo Conselho Diretor, realizada recentemente, Eudes recebeu a 4ª Safira, que é resultado da contribuição de 5 mil dólares à Fundação Rotária.


Presidente do RC de Barueri Alejandro Martin e Eudes

 

ACIDENTE

Um grupo de 6 interactianos de Alto Piquiri-PR perdeu a vida, após um acidente, ao regressar da aula, em uma faculdade de Umuarama. Os jovens são: Silvia Binatti, Junior Binatti, Jéssica Gomes da Silva, Jonatan Campos, Raquel Tomazini e Vanessa Carla G. Gazola.

 

 

 

VACINAÇÃO NO GUARANI

Pela primeira vez, sócios do Rotary Club estiveram na campanha de vacinação contra a Pólio, no Guarani. Foi no dia 12 de junho de 2010.

Além dos companheiros Kleber e Januário, que estão nas fotos abaixo, o companheiro Edalmo também colaborou com o trabalho no Guarani.


Companheiro Januário ajudando


Companheiro Kleber


Rotarianos e esquipe da Saúde, no Guarani

 

VACINAÇÃO

Aconteceu, no dia 12 de junho de 2010, a campanha nacional de vacinação contra poliomielite.

Em Mamborê, os sócios do Rotary Club acompanharam os trabalhos em dois locais de vacinação: Centro Comunitário da Associação AMJJB e no Guarani.


Local de vacinação


Presidente 2009-10 Hilton Bogucheski


Presidente 2010-11 Kleber Dorini

 

 

 

DESPEDIDA DE INTERCAMBISTA

Deixou Mamborê, na noite de 2 de junho de 2010, o intercambista Victor Manuel Guardado Sandoval. Ele seguiu de ônibus até São Paulo, onde embaracaria para a sua cidade, que é Ensenada, no noroeste do México.

Permance em Mamborê, por mais alguns meses, a intercambista da Venezuela, Yelimar.


Embarque de intercambista em Mamborê


Victor com oficial de intercâmbio do RC de Mamborê


Amigos e famílias que o acolheram

 

 

FALECIMENTO

Faleceu, no dia 2 de junho de 2010, o rotariano Emílio Germani. Emílio foi governador do Distrito 4630 e nunca faltou em uma Conferência do Distrito, ao longo dos seus aproximadamente 60 anos de membro do Rotary Club. Na Assembleia Distrital, realizada no dia 16 de maio, em Maringá, foi lida uma nota, onde Emílio Germani lamentava não poder participar da Conferência deste ano, que foi realizada no mês passado.

 

 

 

MAMBORÊ NA CONFERÊNCIA

O RC de Mamborê esteve representado na 52ª Conferência Distrital, realizada em Cianorte, no final de maio de 2010, pelos companheiros: Fabio Gimenez, Edalmo da Silva, Francisco Giroldo e Marino Marcelo de Oliveira.

O Club de Mamborê recebeu, durante a Conferência, uma Menção Presidencial, por ter cumprido, ao longo deste ano rotário, algumas metas. Recebeu também troféu de comprometimento com a Fundação Rotária e um troféu, direcionado às esposas dos rotarianos, pela participação no Projeto Pólio Plus (promoção da venda das pizzas).


Menção Presidencial


Troféu Fundação Rotária


Troféu Pólio Plus, constando o nome da esposa do presidente 2009-10 Eliete Bogucheski,
pois foi um trabalho desenvolvido pelas esposas


Banner

 

 

INTERCAMBISTA FALA SOBRE SEU PAÍS

O intercambista Victor Guardado, fez a apresentação oficial sobre o México, na reunião do RC de Mamborê, no dia 26 de maio de 2010.


Victor Guardado


Presidente 2009-10 Hilton V. Bogucheski fazendo a entrega da flâmula

 

 

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Estamos publicando um vídeo, produzido pelo Rotary Club de Avaré Jurumirim, Distrito 4620. O material incentiva a doação de órgãos.

Em nossa região, temos o Hospital Santa Casa, de Campo Mourão-PR, que realiza o trabalho de captação de órgãos. Mais detalhes, podem ser vistos no site www.santacasacm.org.br

 

 

VISITANTES

O RC de Mamborê recebeu, na reunião do dia 19 de maio de 2010, 2 sócios do Rotary Club de Cianorte. Estes vieram para reforçar o convite para que os rotarianos de Mamborê participem da Conferência, que será de 28 a 30 deste mês, em Cianorte.

Os companheiros visitantes foram José Horácio Cirillo, diretor de protocolo do RC de Cianorte, e Valdecir Zamberlan, sócio do mesmo Club.


Rotarianos de Cianorte com o presidente Hilton Bogucheski

 

 

 

NRDC

O Distrito 4630 chegou ao 42° NRDC - Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário. Este é NRDC foi implantado em Mamborê, em um trabalho junto à Associação dos Moradores dos Jardins América, João Seratiuk e Beira Rio - AMJJB.

 

 

 

ASSEMBLEIA DISTRITAL

Integrantes do Conselho Diretor para o ano rotário 2010-2011, do RC de Mamborê, participaram da Assembleia Distrital, realizada dia 16 de maio de 2010, no Cesumar, em Maringá.

A equipe do governador 2010-2011 do Distrito 4630, José Manoel Martin Hernandes Filho, repassou o treinamento aos rotarianos dos mais de 70 Clubs, que formam o Distrito.

Além dos rotarianos que estão na foto abaixo, o companheiro Jorge Ricciardi também compareceu na Assembleia, respondendo pela função de oficial de intercâmbio.


Januário - Projetos; Kleber Dorini - presidente 2010-2011; Xisto Pazian - Novas Gerações;
Edalmo da Silva - vice-presidente e presidente eleito 2011-2012;
Jair Fogaça - tesoureiro; Vilson Olipa - secretário


Mesa principal: Ludovico Axel Surjus - governador 1980/81; esposa do governador 2010-2011; José Manoel - governador 2010-2011; Claudinei Rocco - governador 2009-2010; Rosimeire Rocco; Humberto - RC de Araras-SP


Centenas de companheiros na Assembleia


Mamboreenses no evento

 


Lema do Rotary 2010-2011

 


Lema, em inglês

 

 

Página anterior