12/06/16 Domingo
Leitoa Mateira
Mamborê serve o seu prato típico
As entidades Provopar Municipal e Rotary Club serviram, hoje (12), o prato típico do Município de Mamborê, que é a Leitoa Mateira. O evento, que chegou à sua 13ª edição, foi realizado no parque de exposição local. A entidade Rotary Club não teve problemas para servir as pessoas a quem os convites foram vendidos. Já a entidade Provopar não conseguiu servir a todos, devido a um grande número de convites vendidos no dia. As cerca de 50 leitoas preparadas não foram suficientes, faltando também os demais itens que acompanham o prato principal. O valor do convite foi devolvido às pessoas que não conseguiram almoçar. "Foi a primeira e a última vez que viemos a esta festa", disse um casal de Campo Mourão, após ter recebido o valor dos convites.

Leitoa

As leitoas foram adquiridas do mamboreense Mailson Kloster. Na segunda-feira (6), os animais foram transportadas para Campo Mourão. O abate ocorreu na terça-feira (7). Foram trazidas de volta para Mamborê na quarta-feira (8). Ficaram no tempero, na Comercial Sol Nascente, da noite de sexta-feira (10) até o início da noite de sábado (11). Na noite de sábado, foram recheadas pela equipe coordenada por Jura Sachuk. Às 3h da manhã de domingo (12), foram colocadas nos dois fornos, que ficam em um pavilhão do parque de exposição. Um forno é elétrico e, o outro, utiliza lenha para o seu aquecimento. Exatamente às 10h10 deste domingo (12), a primeira leitoa foi retirada do forno.

Atrações

Durante o dia de hoje (12), aconteceu a 1ª Feira Regional do Artesanato, com presença de expositores de cerca de 8 cidades da região. Herta Radecki também expôs orquídeas, para comercialização. Amanda Machado instalou um stand, divulgando a sua empresa que atua na área de estética.

Na parte artística, houve o show Bolicho em Cores, com Jauri Gomes e Juca Bala, da Rádio T. A dupla mamboreense Luiz Carlos & Juliano animou o dia, na parte musical.

Autoridades

O prefeito Nei Calori e o vice-prefeito Paulo Rotta recepcionaram diversas autoridades da região. Esteve presente o presidente da Câmara Dirlei Martins Pereira, diversos vereadores; o deputado federal Luiz Nishimori e o secretário de Estado do Esporte e Turismo Douglas Fabrício.

Álbum com outras 57 fotos do evento
 
Leitoa Mateira sendo servida


Equipe de cozinha do Rotary Club


Dupla Luiz Carlos & Juliano


Dirlei Martins Pereira, Nei Calori, Luiz Nishimori, Paulo Rotta e Silvio Silveira


Interior do espaço "Tributo aos Pioneiros" da Associação Mãos Criativas
 
Juca Bala e Jauri Gomes

 

Outras fotos da preparação da leitoa e da festa

 
Leitoas prontas para serem recheadas e momento do recheio na noite de sábado (11)

Jura "alimentando" o fogo do forno
 
Leitoas momentos antes de serem colocadas nos fornos

Retirada do forno na manhã de domingo (12)
 

Equipe de preparo das leitoas
 

Toco (Juca Bala), na Rádio T de Mamborê
 

Artesanato regional
 
Intercambista Flavio Morales do México, há 9 meses em Mamborê e intercambista Lu Wei Han (Willian) de Taiwan (agasalho branco), residindo em Maringá

Bar da entidade Rotary Club
 
 
 

Stand "Tributo aos Pioneiros"
 

Bar da entidade Provopar
 
Jauri Gomes e Juca Bala

Família almoçando no antigo recinto de leilões, por falta de espaço
 
Garçonete servindo as duas filas, pois a leitoa da esquerda já havia acabado
     

Fotos inseridas em tempo real (ou quase)
no final de semana do evento